Programa Criança Alfabetizada visa melhorias na educação básica de Santana

14 de abril de 2021

Instituído pela Lei Colabora Amapá Educação (nº 2.448, 02 de dezembro de 2019), o programa Criança Alfabetizada destaca-se pelo Acompanhamento Técnico Pedagógico a ser executado em conjunto com as secretarias municipais de educação e unidades escolares. Para o ano de 2021, o Plano de Trabalho Anual do Programa (PTA), distribuiu as suas ações em três eixos centrais, que são eles: Organização Técnica e Administrativa, Implementação e Efetividade das Ações do Programa, e o Desenvolvimento de Ações Pedagógicas.

“O Programa Criança Alfabetizada é um programa importante, para a secretaria, porque nos oferece apoio técnico e pedagógico, além de um sistema de monitoramento da alfabetização no município, já que ainda não dispomos de um sistema próprio. Para os professores alfabetizadores, a formação continuada alinhada ao uso do material didático, torna possível a efetivação da relação teoria e prática em suas aulas, o que favorece a qualidade do trabalho dos docentes e a elevação dos índices de alfabetização no município. E, em tudo, ganha o aluno, com material didático apropriado para o desenvolvimento das habilidades e competências da alfabetização, aulas sequenciadas e uma rotina que envolve momentos de leitura, alfabetização e letramento.”, afirmou Aldaléa Balieiro Santiago, Chefe do Ensino Fundamental.

Viabilizar estratégias para obter melhores resultados com relação à alfabetização das crianças é o cerne do programa. A organização técnica e administrativa busca a garantia dos dias letivos e horas aulas, bem como acompanhar a frequência dos estudantes e realizar busca ativa; Constituir uma governança comprometida e participativa, utilizando critérios para lotação dos professores alfabetizadores.

O eixo também visa elaborar estratégias para redução de turmas multietapas e multisseriadas, elaborando estratégias para o engajamento e o diálogo permanente entre Secretaria Municipal de Educação, escolas e famílias, envolvendo a comunidade no processo de aprendizagem dos estudantes, e assegurar a logística para a realização dos eventos formativos e de aplicação dos processos avaliativos.

Correspondendo ao segundo eixo do programa, a implementação e efetividade das ações tem como objetivo assegurar a participação efetiva dos professores alfabetizadores e equipe gestora nos encontros formativos, realizar o acompanhamento às unidades escolares nas dimensões política, técnica, administrativa, tecnológica e pedagógica, buscando monitorar e avaliar as ações desenvolvidas pelas escolas e seu real impacto na melhoria da aprendizagem dos estudantes, assegurando a participação de 100% dos estudantes nas avaliações externas, entregar e acompanhar o uso do material didático complementar.

Já no eixo Desenvolvimento das Ações Pedagógicas, o programa propõe que a secretaria e escolas apropriem-se dos resultados das avaliações externas e utilize-os para fortalecer ações pedagógicas para elevar a aprendizagem dos estudantes, estabelecendo metas de aprendizagem; constituir uma gestão escolar com foco na aprendizagem dos estudantes construindo uma rotina didático-pedagógica em sala de aula e/ou na condução das atividades pedagógicas não presenciais, com uso dos recursos disponibilizados pela rede, e identificar os níveis de aprendizagem dos estudantes para planejar e desenvolver intervenções pedagógicas.

Comunicação – Prefeitura de Santana

Última modificação: 14 de abril de 2021