Prefeitura Municipal de Santana

Programa Criança Alfabetizada visa melhorias na educação básica de Santana

14 de abril de 2021

Instituído pela Lei Colabora Amapá Educação (nº 2.448, 02 de dezembro de 2019), o programa Criança Alfabetizada destaca-se pelo Acompanhamento Técnico Pedagógico a ser executado em conjunto com as secretarias municipais de educação e unidades escolares. Para o ano de 2021, o Plano de Trabalho Anual do Programa (PTA), distribuiu as suas ações em três eixos centrais, que são eles: Organização Técnica e Administrativa, Implementação e Efetividade das Ações do Programa, e o Desenvolvimento de Ações Pedagógicas.

“O Programa Criança Alfabetizada é um programa importante, para a secretaria, porque nos oferece apoio técnico e pedagógico, além de um sistema de monitoramento da alfabetização no município, já que ainda não dispomos de um sistema próprio. Para os professores alfabetizadores, a formação continuada alinhada ao uso do material didático, torna possível a efetivação da relação teoria e prática em suas aulas, o que favorece a qualidade do trabalho dos docentes e a elevação dos índices de alfabetização no município. E, em tudo, ganha o aluno, com material didático apropriado para o desenvolvimento das habilidades e competências da alfabetização, aulas sequenciadas e uma rotina que envolve momentos de leitura, alfabetização e letramento.”, afirmou Aldaléa Balieiro Santiago, Chefe do Ensino Fundamental.

Viabilizar estratégias para obter melhores resultados com relação à alfabetização das crianças é o cerne do programa. A organização técnica e administrativa busca a garantia dos dias letivos e horas aulas, bem como acompanhar a frequência dos estudantes e realizar busca ativa; Constituir uma governança comprometida e participativa, utilizando critérios para lotação dos professores alfabetizadores.

O eixo também visa elaborar estratégias para redução de turmas multietapas e multisseriadas, elaborando estratégias para o engajamento e o diálogo permanente entre Secretaria Municipal de Educação, escolas e famílias, envolvendo a comunidade no processo de aprendizagem dos estudantes, e assegurar a logística para a realização dos eventos formativos e de aplicação dos processos avaliativos.

Correspondendo ao segundo eixo do programa, a implementação e efetividade das ações tem como objetivo assegurar a participação efetiva dos professores alfabetizadores e equipe gestora nos encontros formativos, realizar o acompanhamento às unidades escolares nas dimensões política, técnica, administrativa, tecnológica e pedagógica, buscando monitorar e avaliar as ações desenvolvidas pelas escolas e seu real impacto na melhoria da aprendizagem dos estudantes, assegurando a participação de 100% dos estudantes nas avaliações externas, entregar e acompanhar o uso do material didático complementar.

Já no eixo Desenvolvimento das Ações Pedagógicas, o programa propõe que a secretaria e escolas apropriem-se dos resultados das avaliações externas e utilize-os para fortalecer ações pedagógicas para elevar a aprendizagem dos estudantes, estabelecendo metas de aprendizagem; constituir uma gestão escolar com foco na aprendizagem dos estudantes construindo uma rotina didático-pedagógica em sala de aula e/ou na condução das atividades pedagógicas não presenciais, com uso dos recursos disponibilizados pela rede, e identificar os níveis de aprendizagem dos estudantes para planejar e desenvolver intervenções pedagógicas.

Comunicação – Prefeitura de Santana

Last modified: 14 de abril de 2021

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