Prefeitura realiza ação dedicada à campanha de conscientização e enfrentamento à fibromialgia abordou sobre prevenção e tratamento

17 de maio de 2022

A Prefeitura Municipal de Santana, realizou no último sábado (14), no Centro de Reabilitação Mário Dias Tavares, em parceria com a Associação de Fibromiálgicos do Estado do Amapá – AFIBROAP, uma ação em alusão ao dia nacional de conscientização e enfrentamento à fibromialgia, celebrado no dia 12 de maio, conforme a Lei Federal 14.233/2021.
A ação fez parte da campanha “Maio sem dor” e ofereceu serviços como, vacinação contra Covid-19 e influenza, testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite B e C. Além de atendimentos com nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos, enfermeiros e uma roda de conversa para falar sobre os atendimentos da rede municipal.
Para o diretor do Centro de Reabilitação Mário Dias Tavares, Newton Ribeiro, ações como essas são importantes, pois o número de pessoas no município que sentem esses sintomas cresce e essas pessoas não sabem os motivos. “Elas precisam buscar um diagnóstico, pois podem possuir uma síndrome que terão que carregar pela vida toda, por isso é necessário cuidar”, disse.
Genilza Valente, presidente da Associação de Fibromiálgicos do Estado do Amapá parabenizou as conquistas através das leis e a mobilização do município para alcançar e atender pacientes, tendo alcançado a Lei nacional, estadual e agora as leis municipais nº 1.412 e 1.413, que garantem melhores condições de vida para pessoas. “É muito relevante trazer informações sobre essa síndrome que é invisível, mas que a dor é real, funcionando como forma de diminuir a descriminação que muitas vezes os fibromiálgicos sentem na pele, também dentro dos seus próprios lares”, reforçou.
Para a paciente Rosiclei Pereira, é necessário intensificar momentos como esses e os tornar mais frequentes. “Hoje estamos vivendo um momento que é marco na nossa história, pois o conhecimento também faz parte do tratamento, e a partir do conhecimento sobre a patologia as pessoas de fato tentam ter a noção de como é a nossa vida. É muito importante que nós consigamos sair da invisibilidade, e esse momento é pertinente por isso. É fundamental que a sociedade como um todo, tenha conhecimento que ter essa síndrome não é fácil, é uma doença que nos limita ao extremo, onde você não tem condições físicas nem de tomar um banho sozinho em alguns dias”, manifesta.
Ívina Oliveira
Assessoria de comunicação