Prefeitura de Santana registra aumento em mais de 50% na arrecadação de tributos no município

10 de janeiro de 2023

Foto: Crisyano Mendes | Acervo Prefeitura de Santana.

O ano de 2022 foi considerado positivo no que se refere a arrecadação de tributos no município. Os dados da Secretaria Municipal de Fazenda (Semfaz), da Prefeitura de Santana mostram um aumento significativo na ordem de 54% em relação ao ano de 2021. A melhoria pode ser apontada como resultado do investimento tecnológico na pasta responsável.

Os números que apontam o bom desempenho no setor de arrecadação municipal, mostram que o recolhimento e pagamento de impostos como ISSQN (Imposto de Serviço de Qualquer Natureza), IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano), alvarás de funcionamento, cálculos diversos, cresceram e ajudaram na melhoria do desempenho.

Foto: Crisyano Mendes | Acervo Prefeitura de Santana.

No ano de 2021, a Semfaz conseguiu arrecadar cerca de R$ 25.302.406,72 milhões. Em 2022, após a melhoria da estrutura e no aparelhamento tecnológico, esse número saltou para R$ 39.033.872,81 milhões. Ou seja, um aumento que ultrapassa a casa dos 54%, resultando na melhoria da prestação de serviço como: trânsito (sinalização), mobilidade urbana (asfaltamento, calçamento e drenagem), saúde e iluminação pública.

De acordo com Carlos Júnior, diretor de arrecadação da Semfaz, os dados significam que a população terá mais investimentos em setores que são fundamentais para os mesmos.

Foto: Crisyano Mendes | Acervo Prefeitura de Santana.

“Essa arrecadação vai ajudar na aplicação de recursos utilizados em asfaltamento de vias, calçamento, iluminação, dentre outros. É um crescimento, fruto de investimentos e incentivos fiscais que ajudam na melhoria da cidade”, explicou.

Outros aspectos considerados determinantes para esse crescimento da arrecadação, foi o Programa de Recuperação Fiscal (Refis), onde empresas e a população, puderam se regularizar, obtendo um significativo desconto nos débitos de anos anteriores.

Além disso, temos o calendário fiscal que dispõe de políticas de pagamento dos tributos, como desconto na cota única do IPTU e parcelamento em diversas taxas, além de incentivos fiscais.

Jonhwene Silva | Assessor de Comunicação/Prefeitura de Santana

Última modificação: 11 de janeiro de 2023