Prefeitura de Santana entregará nova sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU

10 de janeiro de 2023

Foto: Acervo Prefeitura de Santana.

A partir desta quinta-feira, 12, o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), começará a atender em sua nova sede. O serviço que antes estava temporariamente locado no bairro Fortaleza, muda de endereço.

Localizado na Travessa Manoel Moura de Carvalho, bairro Daniel, o SAMU ganha agora uma unidade própria, independente e planejada dentro da regulamentação específica do setor. Esse é mais um passo em busca da excelência no atendimento à população do município de Santana.

A nova base vai contar com duas ambulâncias e duas equipes distribuídas em diferentes turnos. Otimizando ainda mais os atendimentos de urgência e emergência.

O Samu

O Serviço é fruto de uma pactuação que envolve União, Estados e Municípios, e tem como objetivo o atendimento pré-hospitalar rápido às vítimas de casos de urgência ou emergência, oferecendo todos os recursos para possibilitar a assistência e, caso necessário, a transferência dos pacientes para uma unidade de saúde.

O serviço, que funciona 24 horas, é acessado pelo telefone 192.

Todas as ligações são direcionadas para a Central de Regulação, onde um médico, auxiliado por técnicos, faz a triagem e a classificação dos casos. O tipo de resposta ao atendimento depende da gravidade da situação e é adaptado a cada necessidade, podendo ocorrer mediante orientação por telefone ou envio de unidades móveis.

Comunicação Secretaria Municipal de Saúde

Última modificação: 10 de janeiro de 2023