28 de outubro de 2023

Acervo Prefeitura de Santana. Foto: Éden Pacheco.

Prefeitura de Santana realiza atendimentos de saúde e jurídicos para participantes de casas de matriz africana.

A primeira edição do projeto Saúde nos Terreiros aconteceu no dia 28 de outubro, no terreiro N’zo de N’gunzo N’kossy Mavambo

O Projeto Saúde nos Terreiros é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Santana, por meio da Secretaria Municipal Extraordinária de Promoção da Igualdade Racial, e outras Secretarias Municipais parceiras, que visa promover a saúde e bem-estar da população em comunidades de terreiros. O secretário de Caio Correa, explicou que essa foi a primeira edição do projeto e contou o principal objetivo.

“Esse é um projeto da Prefeitura de Santana, que conta com grandes parceiros. O projeto foi criado devido à necessidade de promover a saúde e o bem-estar da população que participa de movimentos ligados aos terreiros em Santana. Essas comunidades, muitas vezes, enfrentam desafios específicos relacionados à saúde, além de serem frequentemente marginalizadas e enfrentarem discriminação.” destacou Caio Correa, titular da Secretaria Municipal Extraordinária de Promoção da Igualdade Racial.

Acervo Prefeitura de Santana. Foto: Éden Pacheco.

O evento foi um mutirão de serviços de saúde que ofereceu diversos atendimentos, essa ação visa atender e promover a saúde de forma abrangente nas comunidades envolvidas. Nessa primeira edição o projeto contou também com a participação da Defensoria Pública do Amapá.

“A Defensoria Pública e a Prefeitura de Santana, são parceiras de longa data, nós já realizamos várias ações simultâneas e essa é mais uma. O projeto Saúde nos Terreiros foi apresentado e a Defensoria prontamente se colocou como parceira, e é uma honra estar aqui apoiando com a nossa carreta, trazendo cidadania, trazendo a justiça, somando esforços em mais uma ação social da Prefeitura de Santana. Quem ganha com isso é a população que recebe um serviço cada vez maior e melhor.” disse José Rodrigues, Defensor Público-Geral do Amapá.

Acervo Prefeitura de Santana. Foto: Éden Pacheco.

Segundo o Odilon Ribeiro, dirigente do terreiro N’zo-de-axe N’kossy Mavambo, local que aconteceu o evento, o ‘Saúde nos Terreiros’ é de grande importância, segundo ele, o projeto ajuda a quebrar tabus e o preconceito, ele também aproveitou o momento para agradecer a gestão municipal.

“Hoje é um grande dia para a gente, com a realização dessa primeira ação de Saúde nos Terreiros, quero agradecer a Prefeitura de Santana, com a Secretaria de Igualdade Racial, e a gente espera que venha muitas outras ações voltadas para dentro da nossa religião, para que a gente possa quebrar esse tabu, quebrar esse preconceito que ainda existe com a religião de Matriz Africana.” disse Odilon Ribeiro.

Vários serviços foram ofertados pela Secretaria Municipal de Saúde – SEMSA, com diversos atendimentos. Entre eles estão; a testagem para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), aferição de pressão arterial e glicemia, orientação odontológica, vacinação CadÚnico. A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania – SEMASC/PMS, ofertou atendimentos como; serviços relacionados ao CadÚnico; informações relacionadas ao CREAS; CRAS; Centro do Idoso; Família Acolhedora; Criança Feliz.

Éden Pacheco | Assessoria de Comunicação Prefeitura Municipal de Santana

Última modificação: 28 de outubro de 2023