Destacando a importância do projeto “Santana Inteligente” a Prefeitura de Santana prorrogou o prazo para consulta pública por mais uma semana.
Segundo o cronograma, neste dia 5, encerraria a data para consulta, mas devido à relevância da participação da sociedade no processo a gestão decidiu estender ao prazo, até o dia 12 de janeiro.
No mês de novembro de 2022 a Prefeitura de Santana, juntamente com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Santana (SEMDUH), lançou a consulta pública para a contratação de Parceria Público-Privada em Santana.
Vale destacar que qualquer cidadão santanense pode acessar, obter todas as informações e tirar dúvida, por meio do site www.santana.ap.gov.br, ao entrar vai ter uma aba “Cidade Inteligente”, é só clicar.
Os documentos e estudos técnicos do projeto estão anexados bem abaixo da consulta pública. Além disso, as sugestões ao projeto deverão ser enviadas pelo e-mail licitacoes@santana.ap. gov.br até o novo prazo, dia 12 de janeiro de 2023.
O Santana Inteligente envolve os serviços de eficientização, operação e manutenção do parque de iluminação pública, além de rede de telecomunicações e miniusina de energia solar para os prédios públicos da cidade.
Um estudo realizado viabilizou que após o PPP de Cidade Inteligente ser implementado em Santana trará à população a eficientização de serviços públicos, assim gerando economia e sustentabilidade ao município.
A cidade receberá a troca de lâmpadas em 8.212 pontos de iluminação pública. As lâmpadas de vapor de sódio serão substituídas por luminárias de LED, mais econômicas e de melhor iluminância.
Está prevista também a implantação de uma infraestrutura de telecomunicações com 55 km (cinquenta e cinco quilômetros) de fibra óptica, 16 pontos com câmeras de videomonitoramento e 17 pontos de internet gratuita à população. Toda essa rede será interligada, e atenderá à demanda de 80 prédios públicos da cidade.
O terceiro serviço da PPP será a implantação, operação e manutenção de micro usina solar fotovoltaica com 2,2 MW de potência nominal. Toda a energia produzida será distribuída entre os prédios municipais, diminuindo assim o valor a ser desembolsado com a tarifa de energia.
O Secretário da Semduh, Helder de Lima, enfatizou a participação da população.
“Este projeto jamais visto em qualquer outro município do Amapá é ímpar para o desenvolvimento deste município. Mas precisamos ouvir a quem de fato será beneficiado, no caso a opinião pública dos santanenses. Peço que entre no portal da prefeitura e vá até a aba Cidade Inteligente e tire suas dúvidas e claro, deposite suas colocações também”, disse Helder de Lima.
Keila Góes | Assessoria de Comunicação/Prefeitura de Santana
Last modified: 5 de janeiro de 2023