Prefeitura de Santana promove o primeiro Workshop de orientações para os farmacêuticos e proprietários de farmácias

31 de maio de 2022

É um evento inédito no Estado do Amapá
Na última segunda-feira, 30, os colaboradores da Prefeitura Municipal de Santana, Conselho Federal de Farmácia (CRF), Conselho Regional de Farmácia (CFF), Vigilância Sanitária e Vigilância em Saúde se reuniram em um evento inédito no município, para a realização do primeiro Workshop de Vigilância Sanitária e Assistência Farmacêutica do Município de Santana –AP com o tema “Do Licenciamento à Fiscalização”, realizado no auditório do Instituto Federal do Amapá – IFAP.
Os dois órgãos de fiscalização Conselho Regional de Farmácia e Vigilância Sanitária, se uniram para realizar orientações aos estabelecimentos farmacêuticos do Município de Santana para os procedimentos futuros em ajuste conforme a legislação. O conselheiro federal de farmácia, Carlos Sena, fala sobre essa adaptação: “Os órgãos estão se reajustando para seguir a lei, desde 2011 o farmacêutico e o proprietário da farmácia respondem solidariamente a qualquer situação que ocorrer no estabelecimento” esclarece.
O coordenador da Coordenadoria de Vigilância em Saúde, Plínio da Paz, explica a importância desse evento para a realização das visitas da equipe de inspeção: “É necessário fornecer esse conhecimento para os proprietários, para depois efetuar as visitas de inspeção com a equipe.” explica.
O workshop discutiu assuntos como fiscalização da vigilância sanitária municipal e suas competências, legislações sanitárias e suas atualizações, a importância da presença do profissional farmacêutico nas farmácias e drogarias e o licenciamento sanitário dos estabelecimentos farmacêuticos.
Ívina Oliveira 99128-4686
Secretaria Municipal de Saúde – SEMSA