Prefeitura de Santana inicia vacinação contra covid-19 para crianças de 6 meses a menores de 3 anos de idade com comorbidade

16 de novembro de 2022

Foto: Ívina Oliveira | Acervo PMS.

A Prefeitura Municipal de Santana inicia nesta quarta-feira, dia 16, a vacinação contra a covid-19, para crianças de 6 meses a menores 3 anos de idade, com a vacina Pfizer pediátrica baby. Neste momento, a recomendação do Plano Nacional de Imunização (PNI) é de vacinar as crianças com comorbidades.
As crianças de 6 meses a menores de 3 anos, precisam fazer um esquema vacinal primário de três doses, sendo que o intervalo entre a primeira dose (d1) e a segunda dose (d2) é de quatro semanas. Já para a aplicação da terceira dose (d3) é necessário esperar oito semanas após a segunda dose. Em Santana, a vacinação está acontecendo na Policlínica Alberto Lima, Policlínica Maria Tadeu Aguiar e no Centro de Referência Diagnóstico da Mulher.
Para este primeiro momento a vacinação será para as crianças de 6 meses a menores de 3 anos de idade, com as seguintes comorbidades: diabetes melitus, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial resistente (HAR), insuficiência cardíaca (IC), cor-pulmonale e hipertensão pulmonar, cardiopatia hipertensiva, síndromes coronarianas, valvopatias, miocardias e pericardiopatias, doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas, arritimias cardíacas, cardiopatias congênita, próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados, doenças neurológicas crônicas, doença renal crônica, imunocomprometidos, hemoglobinopatias graves, obesidade mórbida, síndrome de down e cirrose hepática.

Foto: Ívina Oliveira | Acervo PMS.

De acordo com a chefe de Imunizações do Município de Santana, Amanda Amoras, o Estado do Amapá recebeu 5,5 mil imunizantes, e foram encaminhados 30 frascos para Santana, o suficiente para vacinar 300 crianças com comorbidades. Ela alerta sobre a importância de manter as vacinas em dia:
“A vacina contra a covid-19, poderá ser administrada em qualquer momento, independente do intervalo das demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação ou até mesmo de forma simultânea”, ressalta.
Ívina Oliveira | Assessora de Comunicação SEMSA.

Última modificação: 16 de novembro de 2022