Prefeitura de Santana inicia inventário de bens, em comunidades rurais

30 de maio de 2022

No período de 25 a 28 de maio, a Prefeitura de Santana através da Comissão do Patrimônio da Secretaria Municipal de Administração (Semad), iniciou um inventário para o levantamento de bens, que estão nas comunidades rurais. O levantamento físico, e financeiro de bens móveis e imóveis, são importantes para o controle interno da gestão. Além de futuras prestações de contas.

Esta é a primeira vez que a Prefeitura de Santana realiza o inventário desde a publicação do Decreto 0629/2016. Os técnicos da Semad visitaram as comunidades de Água Branca do Piaçacá, São José, Cafezal, Matão do Piaçacá I, II e III, e contaram com o apoio de agentes distritais para a realização do levantamento de dados.

“Esta é uma medida para ter conhecimento, controle e gerenciamento de todos os patrimônios da Prefeitura. Além disso, estas informações serão inseridas no portal da transparência para que a população tenha conhecimento do nosso patrimônio”, explicou Arienzo Góes, secretário de administração de Santana.

Foto: acervo PMS.

Nesta visita, cadeiras, mesas, quadro, freezers, computadores, impressoras, e fogões, foram identificados nas escolas como sendo patrimônios da Prefeitura. O inventário que ainda está em fase inicial, pretende visitar todas as comunidades rurais de Santana. Segundo Arienzo Góes, órgãos de controle sempre solicitam informações relacionadas ao patrimônio.

Foto: acervo PMS.

“Essas informações são importantes, pois, os órgãos de controle interno e externo, como o Tribunal de Contas do Estado, sempre solicitam esses dados. Além disso, tudo irá servir para o relatório de gestão, que todo ano enviamos aos órgãos de controle e fiscalização”, afirmou.

O relatório final com todo o inventário do patrimônio público o qual é assegurado através de registros, coleta de dados com identificação, existência, quantidade, localização, condições de uso e histórico de bens, são fundamentais para assegurar que o recurso público está sendo bem aplicado e preservado.

Jonhwene Silva
Ascom/Semad