Prefeitura alerta para importância da vacinação contra a Influenza e Covid-19

11 de janeiro de 2024

Acervo Prefeitura de Santana.

Com o período de fortes chuvas e mudanças climáticas, conhecido como “Inverno Amazônico”, as crises gripais podem surgir rapidamente, aumentando o risco de outras doenças respiratórias. Diante desse cenário, as campanhas de vacinação em Santana estão sendo intensificadas, com destaque para a Influenza e a Covid-19.

Um plano estratégico foi elaborado pela secretaria municipal de Saúde e está sendo implementado em todo o município para conter o avanço dos casos de gripe e Covid. Entre as ações destacam-se:

• Ampliação dos grupos prioritários para vacinação contra Influenza e Covid-19
• Horário estendido para imunização nas unidades básicas de saúde e policlínicas
• Busca ativa com as equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF)
• Pontos itinerantes de vacinação em escolas, creches e supermercados e feiras da cidade
• Intensificação da vacinação nas áreas rural e ribeirinh
• Apoio da Van da Vacina, indo de bairro a bairro, levando a vacinação para mais perto da população

Acervo Prefeitura de Santana.

É importante ressaltar que a localização dos pontos itinerantes muda a cada semana, abrangendo todas as zonas da cidade, e as informações são divulgadas no portal da prefeitura.

“Seguimos alertando toda a população para manter as vacinas de rotina e participar das campanhas em dia, especialmente gestantes, idosos, crianças e pessoas que se enquadrem em qualquer grupo de risco. A vacinação é a melhor forma de nos proteger”, destacou Amanda Amoras, coordenadora de imunização do município de Santana.

Para obter mais informações sobre a atualização da caderneta vacinal e quais imunizantes estão disponíveis para cada faixa etária, os usuários podem consultar um serviço de saúde próximo de sua residência ou um dos pontos móveis para garantir esse cuidado preventivo.

Documentação

Para ter acesso às vacinas, o usuário deve apresentar um documento oficial e o cartão de vacina, além do Cartão do SUS.

Assessoria de Comunicação/Prefeitura de Santana

Última modificação: 11 de janeiro de 2024