Prefeitura acompanha apresentação de diagnóstico da gestão ambiental e votação de leis de desenvolvimento econômico em sessão na CMS

29 de novembro de 2023

Acervo Prefeitura de Santana.

Nesta terça-feira, 28, a Prefeitura de Santana esteve presente em sessão na Câmara Municipal, para acompanhar a apresentação do diagnóstico da gestão ambiental pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e a votação de pacote de leis voltadas para o desenvolvimento econômico do município.

Os resultados da gestão ambiental apontam uma evolução significativa de 82% na melhoria das condições da cidade. Esse diagnóstico, realizado no período entre 2022 e 2023, revelou que o município obteve uma avaliação positiva de 65% em sua gestão ambiental (índice de desempenho na gestão), um aumento significativo em relação aos -17% registrados em 2016.

O Secretário Municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Habitação, Helder Lima, enfatizou a importância da colaboração de parceiros, como o Governo do Estado, para apresentar os resultados à população.

“É sempre importante trabalharmos junto com parceiros, como o Governo do Estado, para em momentos como esse, podermos apresentar nossos resultados Temos bons números e, principalmente, um impacto positivo no cotidiano da nossa cidade,” afirmou.

Após a apresentação do diagnóstico, a sessão também incluiu a votação de um pacote de leis voltadas para o desenvolvimento econômico de Santana.

“A gestão ambiental está intrinsecamente ligada ao desenvolvimento econômico de Santana. A aprovação dessas leis hoje representa um marco histórico, tornando nossa cidade cada vez mais empreendedora”, enfatizou a prefeita em exercício, Isabel Nogueira.

Acervo Prefeitura de Santana.

Entre as leis apresentadas, destacam-se:

• Lei de inovação (Lei das startups): Com o intuito de regulamentar as startups e incentivar empresas de tecnologia a operar na cidade;
• Lei de Atração de Investimentos: visa atrair grandes empresas para o município;
• Lei da Liberdade Econômica: focada na desburocratização para facilitar as operações das empresas.

Para Lindomar Góes, Presidente da AmapáTech, a aprovação das leis é fundamental para impulsionar a economia de Santana.

“O universo das startups transformou a qualidade de vida em algumas cidades do Brasil e do mundo, e é isso que queremos para Santana. Esse é um modelo de negócio que faz parte do nosso dia a dia, e por isso, essas leis aprovadas hoje são de suma importância para impulsionar a economia santanense”, concluiu.

Lucas Mota

Prefeitura de Santana