Prefeito sanciona lei que garante piso salarial da Enfermagem

30 de setembro de 2023

Acervo Prefeitura de Santana. Foto: Crisyiano Mendes.

O Prefeito Sebastião Bala Rocha, reforçou seu compromisso com os profissionais de enfermagem do município de Santana ao sancionar, nesta sexta-feira (29), a lei n° 14.434/2022, que possibilita o pagamento de abono complementar para o cumprimento do piso nacional da enfermagem aos profissionais do município. Serão contemplados 325 profissionais, entre eles enfermeiros e técnicos de enfermagem.

A sanção foi feita na presença da Secretária de Saúde, Ithiara Madureira, dos representantes da classe de enfermagem Aroldo Valente e Rosemery Alves , do subsecretário Plínio da Luz, além dos vereadores Josivaldo Abrantes e Luizinho de Santana.

O prefeito destacou sua felicidade e importância em sancionar a lei. “Estou muito feliz em poder sancionar uma lei tão importante como esta, que visa valorizar ainda mais estes profissionais que prestam um serviço tão essencial para nossa população. Este é apenas um dos vários compromissos que nossa gestão tem o prazer de já ter concedido e com fé em Deus faremos ainda mais”, reiterou.

Acervo Prefeitura de Santana. Foto: Crisyiano Mendes.

A secretária de Saúde, Ithiara Madureira, ressalta a importância do piso salarial para a enfermagem. “Neste dia tão importante para a classe da Enfermagem, eu aproveito para parabenizar o prefeito Bala pela sensibilidade. A enfermagem é uma linda profissão, exercida por guerreiros, que não medem esforços para cuidar das pessoas. Ressalto que não basta só querer aprovar a lei, o prefeito teve a disposição, ele quis e colocou a contrapartida municipal para ajudar a pagar esse piso. Estou muito agradecida pela sanção da lei e pela valorização de toda a classe da Enfermagem que atua no município de Santana”, enfatiza a secretária

Em maio, o Governo Federal abriu crédito especial de R$7,3 bilhões no orçamento do Fundo Nacional de Saúde para garantir a estados e municípios o auxílio financeiro complementar para pagamento do piso. Essa ação é um passo importante na valorização dos profissionais de enfermagem, reconhecendo seu trabalho essencial para a saúde da comunidade e garantindo um justo reconhecimento.

Eliane Vidal

Última modificação: 30 de setembro de 2023