Prefeito Bala Rocha sanciona lei que concede título de Utilidade Pública para a Fundação Orvalho de Hermon

30 de setembro de 2023

Acervo Prefeitura de Santana. Foto: Crisyiano Mendes.

O prefeito de Santana, Sebastião Bala Rocha, visitou na manhã desta sexta-feira, 29, a Escola Jardim de Deus (EJD), localizada no bairro Hospitalidade, para sancionar a lei n° 1473 de 05 de julho de 2023, que confere o título de Utilidade Pública à Fundação Orvalho de Hermon (FOH).

A Fundação atua como mantenedora da EJD, ou seja, é responsável por direcionar os recursos necessários para manter o bom funcionamento da escola, que completou 31 anos de atuação no cenário educacional de Santana, em agosto deste ano.

O prefeito Bala Rocha parabenizou a concessão do título a FOH e destacou a importância de ter bons vereadores no cenário político, que demonstram comprometimento diligente com as instituições que realizam trabalhos sociais.

Acervo Prefeitura de Santana. Foto: Crisyiano Mendes.

“Quero destacar o papel do vereador Mario Brandão, autor da lei. É muito importante termos na Câmara de Vereadores parlamentares comprometidos com a educação e com essas entidades que desempenham esse trabalho social, como a Fundação Orvalho de Hermon. A Prefeitura de Santana também é parceira da FOH, e, por isso, estamos muito felizes em entregar este título à direção e aos alunos da Escola Jardim de Deus”, expressou o gestor municipal.

Um sonho que se tornou realidade

A Escola Jardim de Deus nasceu do sonho de muitas pessoas, entre elas, Denise de Melo Vasconcelos, que desejava criar uma creche no coração da cidade. Anos depois, a Creche Orvalho de Hermon foi concebida; no entanto, o nome que ficou marcado foi Escola Jardim de Deus, graças a outro sonho, desta vez do pastor Souzinha. É o que relata a diretora da Jardim de Deus, Ester de Paula:

Acervo Prefeitura de Santana. Foto: Crisyiano Mendes.

“O pastor Souzinha teve um sonho, no qual um anjo lhe dizia para nomear a escola de Escola Jardim de Deus. Ele perguntou ao anjo por que a escolha desse nome, e o anjo respondeu: ‘Porque as crianças serão as flores do meu jardim'”, contou Ester.

A Jardim de Deus foi fundada em 1992, inicialmente educando cerca de 30 alunos. Atualmente, atende 342 crianças da educação infantil ao ensino fundamental I. A trajetória da escola é marcada pelo voluntariado e por parceiros, como o Governo do Amapá, a Prefeitura de Santana, a Igreja Assembleia de Deus e a Igreja Católica. A diretora-presidente da Fundação Orvalho de Hermon, Léa Soryana, afirma que o título vai colaborar para que a unidade escolar continue prestando um serviço de excelência:

“A palavra é gratidão ao prefeito Bala Rocha por sancionar a lei, e ao autor do projeto, o vereador Mário Brandão. A FOH está há 31 anos trabalhando com educação no município, e o título vai nos ajudar a realizar um trabalho de excelência”, disse Soryana.

Título de Utilidade Pública

Acervo Prefeitura de Santana. Foto: Crisyiano Mendes.

O reconhecimento do serviço prestado à sociedade veio por meio da concessão do título de Utilidade Pública, que agora permite à FOH celebrar convênios, obter isenções de impostos e ser apta a receber recursos públicos. O vereador Mário Brandão reconhece a importância do título concedido à entidade:

Acervo Prefeitura de Santana. Foto: Crisyiano Mendes.

“Eu sei muito bem da importância de um título de utilidade pública para uma entidade. Acompanho o trabalho que vocês fazem aqui na escola há muito tempo, realizando projetos sociais, culturais e esportivos. Quero parabenizar toda a família EJD pelo trabalho desenvolvido aqui com as crianças”, afirmou o parlamentar.

Luana Silveira
Prefeitura de Santana