Outubro Rosa: Unidade Básica do Igarapé da Fortaleza realizará ação para as mulheres

24 de outubro de 2022

Foto: Letícia Maciel | Acervo Prefeitura Municipal de Santana.

A Prefeitura de Santana, através da Secretaria Municipal de Saúde, continuou nesta segunda-feira, 24, na Unidade Básica de Santana, a ação em alusão ao Outubro Rosa, sobre a prevenção do câncer de mama. O objetivo foi proporcionar informações sobre a importância do autocuidado e assim levar atendimentos para o público.

A diretora da UBS, Sofila Carvalho, fala que o propósito da programação é fornecer espaços voltados ao cuidado da mulher: “O objetivo desta ação é proporcionar a prevenção, dando informações sobre como identificar possíveis doenças, verificando o estado de saúde das pacientes e dando continuidade aos tratamentos. É importante cuidar, não somente do físico, mas também da saúde mental”, expressou.

A programação contou com atendimentos de Clínico Geral, vacinas, exames de PCCU, testes rápidos de sífilis, HIV, HEP B e C, atendimento de enfermagem, NASF (psicólogos, nutricionista e fisioterapeuta), massoterapia, exames de rotina e bolsa família, além de proporcionar um clima agradável com música e a realização de tranças nos cabelos.

Foto: Letícia Maciel | Acervo Prefeitura Municipal de Santana.

A paciente Francisca Ferreira, que ficou sabendo da ação através da divulgação nas redes sociais, falou da necessidade de realizar os exames de prevenção: “Eu já tive um câncer de nível três, que foi descoberto através de um exame de PCCU. Hoje, após 14 anos, me encontro curada dessa doença e continuo sempre me cuidando e monitorando com exames para que ela não volte”, disse.

Ívina Oliveira – Assessora de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA)

Última modificação: 24 de outubro de 2022