Município participa de ação conjunta para fiscalização no porto de Santana

22 de março de 2020

Foto SVS/AP

Um equipe municipal  composta por 29 pessoas, entre elas: 3 médicos, 4 enfermeiros, 12 assistentes de defesa social e 10 fiscais da vigilância sanitária participam das fiscalizações programadas entre os dias 21 e 22 de março no Porto do Grego em Santana, em conjunto com equipes da Polícia Militar, Corpo de bombeiros, Procon e Vigilância em Saúde.

O objetivo dessa fiscalização é realizar uma triagem médica dos passageiros que desembarcaram nesses dois dias, como forma de diminuir a contaminação do coronavírus.

No sábado,21, foram fiscalizados 6 embarcações de médio porte com capacidade máxima para 30 passageiros. Além de duas embarcações que aportaram no final da tarde, com capacidade para 400 pessoas. No domingo, 22, são três embarcações que juntas têm capacidade para mais de 600 pessoas.

Foto SVS/AP

De acordo com o Decreto Municipal 379/2020, a partir da próxima segunda-feira, 23, fica proibido o embarque e desembarque de passageiros nos portos em Santana. Fica liberado apenas o transporte de carga, com restrições e cuidados de higiene redobrados. É de responsabilidade do dono da embarcação oferecer aos seus trabalhadores os materiais de higiene como álcool.

O prefeito Ofirney Sadala ressalta que as medidas de segurança no porto são importantes e que conta com a colaboração de todos.

“Temos explicado para as pessoas a importância de ficarem em casa para a proteção de todos, agora, temos que proteger nossas entradas marítimas e a gestão fará isso através da fiscalização contínua e repreensão, caso necessário, em parceria com os demais órgãos estaduais”, concluiu.

Última modificação: 26 de setembro de 2020