Mais de 2 mil mudas de plantas são trocadas por garrafas pets

7 de junho de 2023

A ação faz parte do Junho Verde, mês dedicado à preservação do meio ambiente.

No último dia 5, foi celebrado o dia mundial do meio ambiente , e pensando na data a Secretaria de municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Habitacional – SEMDUH, realiza durante todo o mês ações voltadas à preservação do meio ambiente.
A primeira ocorreu na sede da Coordenadoria de Meio Ambiente, onde a população pode fazer a troca de garrafas pets por mudas de plantas .

Cerca de 2 mil espécies de plantas frutíferas , ornamentais , paisagísticas, medicinais, suculentas/Comestíveis entre outras foram disponibilizadas.

Imagem: acervo PMS.

As espécies foram doadas por parceiros, Horto Municipal, Termo de Ajuste de Conduta oriundos de Auto de infrações aplicados durante o ano todo , entre outras.

A expectativa é de coletar mais de 6 mil garrafas que serão utilizadas na oficina de vassouras promovida pela Semduh no próximo dia 21.

Rubiana Silva, moradora de Santana não perdeu a oportunidade e fez sua troca.
“Eu fiquei super feliz em saber desta ação. Trocar algo que vai poluir o meio ambiente por outro que vai contribuir é muito importante. Quando fiquei sabendo sair catando as garrafas de casa e hoje saio com essas plantinhas que daqui há um tempo estarão grandes e deixando o meio ambiente mais bonito”, disse Rubiana.

Imagem: acervo PMS.

“ Ações voltadas para a preservação do meio ambiente é muito importante porque é dele que retiramos os recursos necessários para nossa subsistência. Quando você joga lixo no chão , seja qual for , você está contribuindo para alagamentos da cidade, bueiros entupidos e claro, propagando doenças por meio desse lixo. Pensamos por um conjunto, hoje estamos coletando as garrafas pets que será a matéria prima para a fabricação de vassouras , depois vamos ter uma ação de limpeza no entorno da Rio Amazonas e fechando com a assinatura de um termo com A Revecon, local que cuida e preserva o meio ambiente”, destacou Helder de Lima .

Ascom Semduh
Keila Góes