Gestores escolares participam de workshop sobre práticas restaurativas

26 de maio de 2023

Durante os dias 25 e 26 de maio, a prefeitura de Santana, em parceria com o Ministério Público do Estado (MP), realiza um workshop sobre práticas restaurativas que objetivam melhorar os relacionamentos e colaborar para a construção de uma sociedade inclusiva, empática e pacificadora, trabalhando essas mudanças positivas principalmente em espaços escolares.

Momentos lúdicos estão sendo realizados no evento para que os gestores aprendam, na prática, conciliar conflitos tanto nas escolas quanto na comunidade. Também são abordados os princípios e valores da Justiça Restaurativa, a comunicação não violenta e círculos de construção de paz.

Imagem: acervo PMS.

A vice-prefeita de Santana, Isabel Nogueira, falou sobre a importância das práticas restaurativas para a educação do município.

“Estou feliz em dar o meu melhor pela minha cidade, e é muito satisfatório poder contar com os gestores para desenvolver a educação no município de Santana. Não tem como pensar em uma boa educação sem trabalhar uma cultura de paz, uma educação acolhedora, e tudo isso perpassa pelas práticas restaurativas”, afirmou.

As práticas restaurativas favorecem um espaço de diálogo e contribuem de forma efetiva para a reparação de danos e restauração de vínculos, podendo ser utilizadas para prevenir violências, estabelecer valores e cuidados mútuos, promover responsabilização, tratar conflitos e construir a cultura de paz.

Renata Rodrigues
Secretaria Municipal de Educação