Gestores e coordenadores das escolas municipais recebem orientação sobre programas educacionais

13 de fevereiro de 2023

A equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação (SEME), esteve reunida com gestores escolares, gestores adjuntos e coordenadores pedagógicos, para tratar sobre os programas Tempo de Aprender e Busca Ativa Escolar, com o intuito de orientar sobre as ações a serem desenvolvidas em 2023.

Profissionais de todas as escolas da zona urbana e rural, estiveram presentes no auditório da escola GPC, para sanar dúvidas sobre como trabalhar as ações dos programas e, consequentemente, melhorar os índices educacionais do município, atingindo as metas estabelecidas pela SEME, para que haja aumento gradativo nos resultados das avaliações da educação municipal.

Imagem: acervo PMS.

O programa tempo de aprender tem como objetivo elevar a qualidade do ensino e da aprendizagem no âmbito da alfabetização, sobretudo nos anos iniciais do ensino fundamental, por meio de abordagens cientificamente fundamentadas, assegurando o direito à alfabetização a fim de promover a cidadania e contribuir para o desenvolvimento social e econômico do país, e impactar positivamente a aprendizagem no decorrer de toda a trajetória educacional, em seus diferentes níveis e etapas.

O programa Busca Ativa Escolar, consiste na estratégia de articulação de uma metodologia social, através de uma ferramenta tecnológica e, assim, permite o planejamento cuidadoso do retorno de crianças e adolescentes à escola, por meio de ações intersetoriais e do acompanhamento da permanência deste estudante por um ano, após seu retorno. A busca ativa de estudantes e a redução da evasão escolar estão previstas em leis como na LDB, PNE, Constituição Federal e ECA.

Renata Rodrigues

Assessoria de Comunicação e Imprensa