’Fevereiro Roxo’ promove conscientização para doenças crônicas

16 de fevereiro de 2024

Acervo Prefeitura de Santana. Foto: Eliane Vidal.

Alzheimer, lúpus e fibromialgia são doenças distintas, mas compartilham dois pontos em comum: são crônicas e incuráveis. A campanha “Fevereiro Roxo” visa conscientizar a população para que essas doenças sejam identificadas ainda em estágios iniciais, possibilitando o controle ou retardamento de seus sintomas e proporcionando uma melhor qualidade de vida aos pacientes afetados por essas patologias.

Com o intuito de informar a população sobre a prevenção dessas doenças, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu, nesta quinta-feira, 16,, no Centro de Reabilitação Mário Dias Tavares, uma ação educativa que apoia e adere à campanha.

Acervo Prefeitura de Santana. Foto: Eliane Vidal.

A iniciativa, realizada em parceria com a Escola Madre Tereza, Universidade Federal do Amapá (Unifap), Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Associação Estadual de Fibromialgia e Associação Brasileira de Alzheimer, ofereceu serviços como consultas médicas com clínicos gerais e neurologistas, vacinação, massoterapia, estética (limpeza de pele e penteados), corte de cabelo masculino, atendimentos psicológico e odontológico, avaliação nutricional, fisioterapia motora, consulta de enfermagem, aferição de pressão arterial e glicemia, além de coleta de exames e palestras informativas.

Segundo Taila Picanço, médica geriatra e diretora Científica da Associação Brasileira de Alzheimer no Estado, a campanha tem como principal objetivo disseminar informações sobre as duas doenças que, de forma geral, ainda não são muito conhecidas e possuem diagnóstico complexo.

Acervo Prefeitura de Santana. Foto: Eliane Vidal.

“A gente traz essa conscientização para a população, incentivando a busca por informações sobre essas doenças, procurando unidades de saúde, atendimento médico ou de enfermagem, uma orientação a mais para identificar qualquer sintoma”, destaca.

Com essa iniciativa, a gestão Bala Rocha reafirma seu compromisso com a promoção da saúde e qualidade de vida dos munícipes.

Eliane Vidal

Prefeitura de Santana/SEMSA