Equipes de saúde de Santana fazem os primeiros testes rápidos para detecção do novo coronavírus

4 de abril de 2020

Como uma ferramenta para auxílio complementar no diagnóstico do novo coronavírus (COVID-19), a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) realizou nesta sexta-feira (3), os primeiros testes rápidos nos profissionais de saúde que atuam na linha de frente de atendimento aos casos suspeitos no município e apresentaram sintomas de síndrome gripal.

Com o resultado em até 20 minutos, os servidores poderão retornar de forma segura as suas atividades consideradas essenciais no momento de pandemia.

Entre as providências de enfrentamento ao coronavírus, a Prefeitura de Santana transformou a Policlínica Maria Tadeu no Centro de Operações Emergenciais da Covid-19 (COE), com todas as condições adequadas para funcionar, exclusivamente, como referência no atendimento aos pacientes suspeitos e combate à disseminação do vírus no município.

Segundo informações da Secretária da SEMSA, Maira Carvalho, nesse primeiro lote o governo federal encaminhou 80 unidades de testes rápidos para os profissionais da saúde que estão atuando diretamente na triagem de casos suspeitos.
“Os primeiros exames já foram realizados e, graças a Deus, até o momento não temos nenhum caso confirmado em Santana. O Prefeito Ofirney está viabilizando, por meio do TAC da mineração, a aquisição de mais testes rápidos para prevenir o contágio da Covid-19”, ressaltou Maira.
A expectativa é que as orientações para o isolamento social venha a “achatar a curva”, ou seja, desacelerar a disseminação do vírus e, assim, evitar sobrecargas no sistema público de saúde.
O protocolo do Governo Federal priorizou médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, farmacêuticos, biomédicos, técnicos em laboratório, profissionais de serviços gerais, equipe epidemiológica e todos que trabalham diretamente para garantir que a unidade de saúde esteja preparada para atender os casos do novo coronavírus na cidade.

Testes rápidos

O Ministério da Saúde distribuiu para todo o país aproximadamente 500 mil testes. Nesse primeiro lote, o Amapá recebeu 1.854, sendo enviado 80 unidades para o município de Santana.

Os testes são feitos apenas após o sétimo dia do início dos sintomas de síndrome respiratória, como tosse, dificuldade para respirar, congestão nasal e dor de garganta, para detectar a presença de anticorpos (IgG e IgM), que são defesas produzidas pelo corpo humano contra o vírus SARS-CoV-2, que causa a Covid-19.

Última modificação: 26 de setembro de 2020