As obras do novo Terminal Hidroviário de Passageiros seguem avançando. A obra está orçada em aproximadamente R$ 23 milhões, com recursos de emenda parlamentar do senador Randolfe Rodrigues, do governo do estado e contrapartida do município, e vem sendo executada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, Dnit.
De acordo com a Coordenadoria de Infraestrutura Portuária da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semop), o espaço contará com a construção de um terminal de passageiros que será equipado com um salão de espera, guichês para vendas de passagens, salas administrativas, lanchonetes, banheiros, incluindo com acessibilidade, e uma área externa para contemplação e estacionamento.
O Novo Terminal terá ainda um cais flutuante com rampas de acesso para o embarque e desembarque de passageiros.
“Será um espaço que trará comodidade para os passageiros que precisam se deslocar pelos rios da Amazônia até a capital paraense e demais municípios do Pará e do Amapá”, destacou Altemar Góes, assessor técnico da coordenadoria.
Ele ressalta que, o novo terminal será utilizado somente para o embarque e desembarque de passageiros, e que as cargas continuarão a serem embarcadas e desembarcadas nos demais portos.
“Atualmente, o embarque de cargas e passageiros é realizado pelo porto do Grego e porto Norte, que são particulares. Com o novo terminal, o embarque e desembarque de cargas continuará a ser realizado pelos portos particulares”, frisou.
Os trabalhos seguem sendo executados com a demolição da antiga estrutura de concreto erguida no rio e que será substituída por um muro de arrimo que começou a ser erguido no local. Já a obra de construção do terminal de passageiros está com a laje superior concluída. Nos próximos dias deve ocorrer a concretagem dos pilares e vigas de sustentação do telhado, além das escadas de acesso. A balsa que servirá de cais flutuante está sendo construída em um estaleiro em Belém/PA.
Ailton Leite – assessor de comunicação/Semop
Última modificação: 10 de outubro de 2024