Prefeitura Municipal de Santana

Em Santana, obras de construção do novo Terminal Hidroviário de Passageiros seguem avançando

10 de outubro de 2024

Acervo PMS.

As obras do novo Terminal Hidroviário de Passageiros seguem avançando. A obra está orçada em aproximadamente R$ 23 milhões, com recursos de emenda parlamentar do senador Randolfe Rodrigues, do governo do estado e contrapartida do município, e vem sendo executada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, Dnit.

De acordo com a Coordenadoria de Infraestrutura Portuária da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semop), o espaço contará com a construção de um terminal de passageiros que será equipado com um salão de espera, guichês para vendas de passagens, salas administrativas, lanchonetes, banheiros, incluindo com acessibilidade, e uma área externa para contemplação e estacionamento.

O Novo Terminal terá ainda um cais flutuante com rampas de acesso para o embarque e desembarque de passageiros.

Acervo PMS.

“Será um espaço que trará comodidade para os passageiros que precisam se deslocar pelos rios da Amazônia até a capital paraense e demais municípios do Pará e do Amapá”, destacou Altemar Góes, assessor técnico da coordenadoria.

Ele ressalta que, o novo terminal será utilizado somente para o embarque e desembarque de passageiros, e que as cargas continuarão a serem embarcadas e desembarcadas nos demais portos.

Acervo PMS.

“Atualmente, o embarque de cargas e passageiros é realizado pelo porto do Grego e porto Norte, que são particulares. Com o novo terminal, o embarque e desembarque de cargas continuará a ser realizado pelos portos particulares”, frisou.

Os trabalhos seguem sendo executados com a demolição da antiga estrutura de concreto erguida no rio e que será substituída por um muro de arrimo que começou a ser erguido no local. Já a obra de construção do terminal de passageiros está com a laje superior concluída. Nos próximos dias deve ocorrer a concretagem dos pilares e vigas de sustentação do telhado, além das escadas de acesso. A balsa que servirá de cais flutuante está sendo construída em um estaleiro em Belém/PA.

 

Ailton Leite – assessor de comunicação/Semop

Última modificação: 10 de outubro de 2024

Comments are closed.

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo