Em cerimônia de posse de conselheiro, Prefeito Bala destaca apoio e valorização da cultura santanense na sua gestão

25 de agosto de 2023

Acervo Prefeitura de Santana. Foto: Crisyiano Mendes.

“Tivemos uma perspectiva positiva que nos mostrou um resultado superior ao que esperávamos dos últimos eventos coordenados pela prefeitura, isso nos indica que estamos no caminho certo”, afirmou o prefeito de Santana, Bala Rocha, durante a longa reunião na qual participou com os membros do Conselho de Políticas Culturais da cidade (CMPC).

A reunião ocorreu na manhã desta quinta-feira (24) no gabinete da prefeitura e contou com a presença da presidente da Fundação de Cultura de Santana (Sancult), Elaine Araújo, bem como os titulares e suplentes do conselho.

Bala comentou sobre os recentes eventos culturais que receberam um grande apoio do poder público, destacando a importância que sua administração tem dado ao trabalho dos artistas locais.

“O Santana Verão trouxe várias atrações locais para as praças da cidade com um custo positivo para o município, e percebemos que nossos artistas estão sendo valorizados nesses projetos”, ressaltou o prefeito.

Posse de conselheiro

Durante o evento, Bala Rocha assinou termo de posse do novo conselheiro de Políticas Culturais de Santana, Jonas Carvalho, que representa a classe artística dos músicos locais.

“Estou comprometido em dar o meu melhor para o desenvolvimento cultural de minha cidade”, declarou o novo conselheiro empossado.

A posse de Jonas segue um procedimento estabelecido após o falecimento do ativista Roberto Guedes em 7 de julho, saudoso profissional que atuava como conselheiro indicado e presidente do CMPC do município.

Eventos futuros

Além de ouvir demandas e opiniões relacionadas ao setor durante a reunião, Bala aproveitou para discutir sobre a Conferência Municipal de Cultura, as Oitivas Culturais (pendentes e já realizadas), a Live-2 e os recursos relacionados à Lei de Incentivo Paulo Gustavo.

“Precisamos agilizar alguns pontos para garantir que esses incentivos sejam liberados de maneira transparente e adequada. O dinheiro já está disponível na conta da prefeitura, mas é necessário um plano conjunto que assegure que estamos beneficiando todas as classes de artistas do município”, explicou Bala.

O prefeito também mencionou programações anuais como o ‘Viva Santana’, que são fontes geradoras de oportunidades para diversos segmentos culturais, além de outros eventos planejados para os próximos meses.

“Já seguimos um calendário tradicional de eventos, mas também faremos uma ‘Virada Cultural’ de três dias com diversas atrações e feiras de artesanato para destacar ainda mais o valor de nossas raízes”, enfatizou.

Novo presidente

No encerramento, Bala presenciou a aclamação do atual conselheiro Benedito Ferreira, que presidirá o CMPC no biênio 2023-2025, desejando sucesso a todos os membros e disponibilizando o apoio do poder público para qualquer tratativa necessária.

“É uma grande honra assumir a presidência do CMPC, que já tem um histórico de trabalho dedicado, iniciado pelo nosso saudoso Roberto Guedes, em prol do movimento de todos os segmentos”, reconheceu Benedito.

Emanoel Jordânio

Assessoria de Comunicação/SANCULT