Nesta quarta-feira, 3, a Defesa Civil do município de Santana, em ação conjunta que envolveu Companhia de Eletricidade do Amapá (Equatorial Energia), Corpo de Bombeiros do Amapá e Superintendência de Transportes e Trânsito (Sttrans), foi realizada a derrubada de uma árvore de grande porte que oferecia riscos de cair na rua Ubaldo Figueira, uma das vias de maior circulação de pessoas e veículos.
Segundo informações da Defesa Civil repassadas por morador, a árvore de floresta nativa do tipo Parapará Jacarandá Copaia, estava apodrecida e há cerca de um ano, foi solicitada a derrubada da mesma. A medida atende uma solicitação do dono da casa onde a árvore estava.
Na intenção de auxiliar a população em casos de alagamentos e possíveis quedas de árvores, a Defesa Civil disponibiliza o telefone de contato: 98409-2283.

Imagem: acervo PMS.
“A gente está cumprindo uma determinação judicial, onde o morador solicitou a derrubada da árvore que oferecia riscos de queda. Desde então, solicitamos apoio da companhia de eletricidade e do Corpo de Bombeiros que prontamente nos ajudaram nessa operação”, disse José Koroca, secretário da Defesa Civil.

Imagem: acervo PMS.
A supressão da árvore, que durou mais de três horas, interrompeu o trânsito na rua e se fez necessário também em virtude do risco de queda na rede elétrica da via. Os estudos ambientais mostraram que não havia mais como o jacarandá ficar no local, recebendo apenas podagem.
“Não tem mais como ela ficar aí já que está toda podre por dentro do tronco. Com isso, tivemos que interromper o trânsito por algumas horas”, finalizou Koroca.
Jonhwene Silva
Assessor de Comunicação / Prefeitura de Santana
Last modified: 4 de maio de 2023