Dia da árvore: Coordenadoria de Meio Ambiente ressalta a importância do plantio de mudas

21 de setembro de 2023

Acervo Prefeitura de Santana. Foto: Keila Góes.

Neste dia 21 de setembro é celebrado o Dia da Árvore, uma data cujo principal objetivo é conscientizar a população sobre a preservação desse recurso valioso para o meio ambiente e para nós, seres humanos.

Em Santana, o subsecretário da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, João Carlos, destacou a importância da data para incentivar e valorizar o plantio de mudas, com o intuito de arborizar a cidade e proporcionar melhor qualidade de vida aos munícipes.

João Carlos aproveitou também para alertar sobre a supressão de árvores no município que é proibida sem a autorização da prefeitura. Segundo ele, a ação só é permitida mediante autorização, e principalmente em casos de risco de queda ou situações próximas à rede elétrica.

Acervo Prefeitura de Santana. Foto: Keila Góes.

“As árvores são o maior patrimônio ambiental que existe nas cidades, pois elas abrigam os pássaros, que espalham as sementes e comem os insetos. Elas dão sombra e diminuem a temperatura, e aí fica bem mais prazeroso andar pelas ruas. Neste dia da árvore orientamos que cada munícipe cuide com responsabilidade”, afirmou.

O Subsecretário informou ainda que os cidadãos podem solicitar à Coordenadoria de Meio Ambiente, um espaço público para o plantio de árvores, sejam elas frutíferas ou ornamentais.

Basta dirigir-se à CMA, localizada na Rua Salvador Diniz, 55, Centro de Santana, e fazer a solicitação. Uma equipe irá até o local avaliar se está tudo em conformidade com a legislação.

Plantio de mudas

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Semduh) também tem contribuído com ações em defesa do meio ambiente e já distribuiu mais de 2 mil mudas de plantas, incluindo árvores frutíferas e ornamentais.

Keila Góes
Assessoria de Comunicação/Semduh