’Cresce Santana’: Escolas municipais adotam nova estratégia pedagógica de alfabetização

21 de agosto de 2024

Com o objetivo de aprimorar os níveis de alfabetização nas escolas municipais, a Secretaria Municipal de Educação lançou a estratégia pedagógica “Cresce Santana”, direcionada a todas as crianças do 2º ano do ensino fundamental que ainda não atingiram o nível adequado.

A iniciativa busca, através de uma sequência de atividades cuidadosamente planejada, promover avanços na leitura dos estudantes e no desenvolvimento das habilidades básicas de alfabetização, contribuindo assim para elevar os índices no município. A proposta, voltada para os professores alfabetizadores, foca em fornecer métodos eficazes para o ensino de leitura e escrita, considerando a diversidade de níveis nas salas de aula e favorecendo o progresso individual de cada aluno, respeitando seus ritmos e desafios.

Nos próximos meses, todos os envolvidos no processo educativo escolar trabalharão em atividades de reforço e recomposição das aprendizagens, com ênfase nas habilidades e descritores das avaliações externas. Serão desenvolvidas estratégias metodológicas que visam aprimorar a leitura e escrita no 2º ano do ensino fundamental, visando atender à diversidade de níveis de aprendizagem dos alunos e promover o desenvolvimento integral de suas competências linguísticas, assegurando um bom desempenho nas avaliações externas.

Estratégias de sala de aula

Para facilitar o uso dessas metodologias em sala de aula, a proposta oferece diretrizes para o planejamento de atividades diversificadas, que incluem leitura compartilhada, escrita guiada e produção textual autônoma. O uso de materiais variados, como livros, jogos e recursos digitais, é incentivado para tornar o aprendizado mais dinâmico e atrativo. A participação ativa dos alunos é fortemente incentivada, criando um ambiente de aprendizagem colaborativo e envolvente.

“Espera-se contribuir para a alfabetização de qualidade, garantindo que todos os alunos, independentemente de seus níveis de aprendizagem, alcancem o pleno domínio da leitura e escrita, preparando-os para os desafios futuros no percurso escolar e na vida”, afirmou o secretário municipal de Educação, Amarilson do Amaral.

Durante a implementação do “Cresce Santana”, serão elaboradas e aplicadas diariamente atividades diversificadas e personalizadas, que estimulem o progresso gradual dos estudantes na leitura e escrita (sílabas, palavras e frases), utilizando materiais didáticos variados e recursos tecnológicos que tornem o aprendizado dinâmico e envolvente.

Práticas avaliativas contínuas e formativas serão adotadas para acompanhar o desenvolvimento dos alunos em seus próprios ritmos, ajustando as metodologias conforme necessário para garantir o sucesso no processo de alfabetização.

Renata Rodrigues

Última modificação: 21 de agosto de 2024