Centros de Referência para atendimento de pessoas com autismo

4 de abril de 2023

Abril Azul: O mês recebe esse nome, devido ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado em 02 de abril, o momento em que toda a atenção é voltada para o TEA. Estima-se que uma a cada 160 crianças em todo o mundo tenham o transtorno do espectro autista. A proporção é de quatro meninos para cada menina.

O transtorno do espectro autista (TEA) é uma condição comum, com diagnósticos precisos cada vez mais frequentes e que requerem um atendimento multidisciplinar para contornar os desafios impostos. Médicos, psicólogos, nutricionistas, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais têm um papel decisivo na melhora da qualidade de vida de pessoas com autismo, já que ainda não há cura para essa condição.

Com o volume cada vez maior de pessoas diagnosticadas com essa condição, a Secretaria de Saúde não tem medido esforços para melhorar e facilitar o acesso ao atendimento dessas e de outras especialidades, oferecendo assistência especializada para crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), desde o diagnóstico até o acompanhamento desse público com serviços de referência.

Entenda como é feito o atendimento multidisciplinar de pessoas com o transtorno do espectro autista na rede pública do município:

Um dos lugares de assistência e acompanhamento é o Centro de Reabilitação Mario Dias Tavares (CER), que oferece aos seus pacientes atendimentos de fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, neuropsicologia, psicopedagogia e terapia ocupacional (T.O), além de outros serviços, como o exame de Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico(Bera), que é indicado principalmente para avaliar o desenvolvimento e a resposta auditiva de crianças autistas, complementando o diagnóstico.

A equipe desenvolve um trabalho integrado, buscando sempre oferecer conforto e uma assistência humanizada para os pacientes e seus familiares, que também recebem todo apoio da equipe multiprofissional. Caso a criança já tenha o laudo de TEA, o responsável por ela deve agendar a triagem, realizada por uma equipe multiprofissional, que indicará os atendimentos e terapias mais adequadas para o caso.

Nos casos em que a criança ainda não foi diagnosticada, o responsável deve agendar uma avaliação para a emissão do relatório de laudo. Sendo identificado o TEA, através deste laudo, a criança ou adolescente é encaminhada para a triagem e, em seguida, para os atendimentos.

A neuropsicóloga Ruany Duarte, que atua no Centro de Reabilitação, destaca a importância do diagnóstico precoce: “O serviço é fundamental para atender às crianças que aguardam por esta avaliação. É muito importante que os sinais do TEA sejam identificados precocemente. Quanto mais cedo diagnosticar, mais rapidamente começarão as intervenções e estimulações”.

O agendamento pode ser realizado pelo telefone (96) 9843-8450 ou pessoalmente, no próprio centro especializado, localizado na Rua Salvador Diniz, n° 1512, no bairro Remédios I, ele funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

No momento do agendamento, o responsável deve apresentar cópia dos seguintes documentos da criança ou adolescente: RG, CPF, comprovante de residência, SUS, solicitação de serviço (encaminhamento) com validade de um ano e o laudo (caso já possua).

Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil de Santana | Foto: Assessoria de comunicação da Secretaria de Saúde

Além do CER, o diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) também é oferecido no Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil- CAPSi Santana, com a finalidade de reforçar a oferta do diagnóstico para crianças autistas na rede municipal de saúde. As crianças que passam pela avaliação diagnóstica contam com uma equipe formada por psiquiatras, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, técnicos em enfermagem e assistentes sociais.

O CAPSi oferece atendimento multiprofissional e interdisciplinar à população infanto juvenil, de 3 a 17 anos e 11 meses, com transtornos de espectro autista, psicoses, transtornos de ansiedade, transtornos de conduta e todos aqueles que, por sua condição psíquica, estão impossibilitadas de manter ou estabelecer laços sociais e afetivos.

O serviço é chamado de portas abertas, pois o centro recebe pacientes com ou sem encaminhamento. Ou seja, após esse primeiro contato, a criança e adolescente passa por uma equipe multidisciplinar, para que eles sejam avaliados de forma correta e possam começar seu tratamento de acordo com suas necessidades.

Os serviços oferecidos aos pacientes são individuais, em grupo, orientação familiar, oficinas terapêuticas, briquedoteca, psicoterapia, consulta, acompanhamento psiquiátrico, apoio a situação de crises psiquiátricas, apoio a outros serviços

O CAPSi está localizado na rua Adálvaro Cavalcante, 941, Centro. Com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h

Programação alusiva ao Dia da Conscientização do TEA

Para comemorar o Abril Azul, o CAPSi preparou uma programação especial totalmente voltada para os pacientes do Centro e comunidade. Será uma manhã de atividades físicas, pinturas, música e muita animação com a Turma do Tio Samuca.

Dia: 06.04.2023 (quinta-feira)

Local: CAPSI