Carreta do Amor oferece exames gratuitos de mamografia e PCCU em Santana

20 de maio de 2024

Acervo Prefeitura de Santana.

A Prefeitura Municipal de Santana, em parceria com o Hospital de Amor e o Governo do Estado do Amapá, está promovendo a Carreta do Amor, uma iniciativa que oferece exames de mamografia e PCCU gratuitos para a população.

A  unidade está localizada no Hospital de Santana e ofertando os serviços desde o início do mês até o dia 29 de maio, das 7h às 12h e das 13h às 17h.

Para a realização do exame de mamografia, é necessário ter idade entre 40 e 69 anos. Mulheres nessa faixa etária devem realizar o exame anualmente. Também é importante não ter realizado mamografia em um período inferior a um ano.

Acervo Prefeitura de Santana.

Para o exame de PCCU, é necessário ser mulher e já ter iniciado vida sexual, com idade entre 25 a 64 anos. É recomendado não ter relações sexuais pelo menos 02 dias antes do exame e não utilizar pomadas ginecológicas pelo menos 03 dias antes. Além disso, é importante não estar em período menstrual no dia do atendimento.

A Carreta do Amor disponibiliza 60 vagas para cada tipo de exame, sendo 30 vagas no período da manhã e 30 vagas no período da tarde. Os interessados devem comparecer com cópia do RG, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência.

Acervo Prefeitura de Santana.

Essa iniciativa tem como objetivo promover a saúde e a prevenção de doenças, oferecendo a oportunidade para que as mulheres realizem exames importantes para a detecção precoce de possíveis problemas.

Ivina Oliveira
Assessoria de comunicação