Carnaval de Santana: Oficina de customização de abadás oportuniza faturamento extra para microempreendedores

7 de fevereiro de 2024

Acervo Prefeitura de Santana. Foto: Luana Silveira.

O carnaval é uma das épocas mais aguardadas pelo setor comercial devido à movimentação financeira e ao faturamento extra que o período proporciona.

Pensando nisso, a Prefeitura de Santana, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Economia Solidária e Agricultura (SEMDES), ofertou gratuitamente oficinas de customização de abadás, confecção de adereços carnavalescos, maquiagem e penteados para a população santanense.

Os cursos tiveram início na manhã desta quarta-feira, 7, no Shopping Popular, área portuária do município. A primeira atividade do dia foi a customização de abadás, ministrada pelas costureiras Dina e Ivete Moura, que ensinaram técnicas de corte e costura para as alunas matriculadas.

Acervo Prefeitura de Santana. Foto: Luana Silveira.

Costurando ‘Vidas’

Maria Goreth Chaves, de 58 anos, trabalha com a venda de roupas usadas e afirma que a capacitação surgiu como uma oportunidade para garantir uma renda extra durante o período carnavalesco.

“Eu sempre tive muita vontade de aprender corte e costura para ter uma renda para mim, mas muitas vezes os cursos são pagos e eu não conseguia participar. Agora, com essa oportunidade, estou tentando aprender. A instrutora nos ensinou várias técnicas, como dobrar bainha, colocar um zíper, refazer costuras. Se eu conseguir dominar essas habilidades, já posso ter uma renda extra, o que seria muito bom. Por isso, é importante aprender a fazer tudo certinho para poder trabalhar”, relatou dona Maria Goreth.

As oficinas terão continuidade na tarde desta quarta-feira, 07, na Instituição Jumper, localizada na Avenida Castelo Branco, 805. Os cursos acontecerão simultaneamente, das 16h às 18h. Os interessados podem se inscrever no momento da aula.

Luana Silveira
Assessora de Comunicação