Canal do Paraíso recebe ação de limpeza para prevenir alagamentos na cidade durante período chuvoso

8 de janeiro de 2024

Acervo Prefeitura de Santana.

A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semop) intensificou os serviços de limpeza, remoção de entulhos e desobstrução no canal do Paraíso. A ação teve início próximo à Avenida Santana e deve se estender até o bairro Nova União.

Segundo o secretário adjunto da Semop, Elson Monteiro, este é um trabalho preventivo que vem sendo realizado desde o final do ano passado, com o objetivo de manter os canais da cidade limpos para permitir a adequada vazão das águas pluviais.

“Estamos dando continuidade a esse trabalho de limpeza e desobstrução dos canais que cortam a cidade. Essa iniciativa ocorre desde o início de nossa gestão e tem gerado resultados positivos, pois estamos reduzindo os pontos de alagamento. Com isso, evitamos que famílias que residem próximas a esses locais tenham que deixar suas casas devido aos alagamentos”, destacou o secretário.

Acervo Prefeitura de Santana.

Para a execução dos serviços, estão sendo utilizadas mais de 10 máquinas da PMS, com o objetivo de remover os entulhos retirados do fundo do canal.

De acordo com o chefe operacional de campo da Defesa Civil, Bira Ramos, não houve solicitação de moradores para remoção de suas casas durante a chuva que atingiu a cidade na última sexta-feira.

“Colocamos toda a equipe em alerta devido ao grande volume de água que caiu de sexta-feira para sábado. A chuva coincidiu com a maré alta, no entanto, as ações de limpeza nos canais contribuíram para que nenhum pedido de socorro fosse registrado”, pontuou Ramos.

Ailton Leite – Assessor de Comunicação/Semop

Última modificação: 8 de janeiro de 2024