Blitz educativa marca encerramento da Campanha Setembro Amarelo

30 de setembro de 2023

Acervo Prefeitura de Santana. Foto: Crisyiano Mendes.

A Secretaria Municipal de Saúde, realizou uma blitz de conscientização em alusão ao Setembro Amarelo, na região central da cidade, nesta sexta-feira (29).
Durante a ação, foram entregues aos motoristas e pedestres panfletos que indicam os sinais que podem ser observados e ajudam na prevenção do suicídio, com o objetivo de conscientizar a população sobre a valorização da vida.

Acervo Prefeitura de Santana. Foto: Crisyiano Mendes.

“Foi um momento gratificante em que unimos nossas forças para informar e orientar a população sobre os cuidados com a saúde mental e falar o que sente é muito importante. E saber que conseguimos ajudar alguém nos comoveu“, declarou a psicóloga Silvia Melo.

Durante todo mês de setembro, foram realizadas palestras educativas e atividades voltadas ao tema, nas unidades de saúde, escolas e Caps do município.

Acervo Prefeitura de Santana. Foto: Crisyiano Mendes.

Segundo a coordenadora de saúde mental Ana Carolina Sozinho, as ações do mês foram positivas e impactantes. “Foi ainda importante para nossa equipe que teve a dimensão desse problema em nossa comunidade. Agradeço a todos que participaram dos eventos, principalmente o apoio da gestão Bala Rocha”, observou.

Diga Sim à vida!

Segundo o relatório divulgado no último dia 9, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio é a segunda causa morte entre jovens de 15 a 29 anos no mundo, assim, trata-se de uma questão global de saúde pública em que todas as idades, sexos e regiões do mundo são afetados. A CVV (Centro de Valorização da Vida) é uma associação civil sem fins lucrativos que trabalha com a prevenção ao suicídio, realizando apoio emocional e prevenção ao autoextermínio de forma voluntária e gratuita a todas as pessoas que querem e precisam conversar sob total sigilo, por telefone (ligando 188), email e chat 24 horas todos os dias, acessando o endereço eletrônico https://www.cvv.org.br/

Última modificação: 30 de setembro de 2023