Após um mês do ‘Projeto Magneto Capacita Santana’, alunos já estão garantindo vagas no mercado de trabalho

26 de outubro de 2023

Este é um piloto do projeto que foi lançado oferecendo 9 cursos de forma gratuita e em breve será expandido para beneficiar mais jovens

O projeto ‘Magneto Capacita Santana’ da Prefeitura de Santana, cujo principal objetivo é qualificar jovens entre 15 e 29 anos do município, já está trazendo resultados positivos para os participantes. Após um mês de sua implementação, os alunos já estão conquistando vagas no mercado de trabalho.

“Fazer políticas públicas para a juventude é um grande desafio, considerando a realidade das dificuldades sociais que enfrentamos. Sempre acreditamos que a educação é a chave, o motor propulsor para impulsionar o desenvolvimento do município. Com essa crença na educação, a Prefeitura investe em qualificação e capacitação de alta qualidade para nossos jovens, preparando essa juventude para o mercado de trabalho”, enfatizou Yara Lorrane, Secretária Municipal de Juventude de Santana.

Esses cursos de formação profissional são totalmente gratuitos. A iniciativa visa proporcionar oportunidades de capacitação, qualificação, empregabilidade e abordar questões psicossociais. Na primeira etapa do projeto, mais de 250 jovens foram beneficiados.

“O fato de esses jovens já estarem sendo inseridos no mercado de trabalho ainda na fase de estágio do projeto é resultado da eficiência e qualidade dos cursos, bem como das políticas públicas oferecidas pela Prefeitura de Santana em prol da juventude”, afirmou a Secretária de Juventude de Santana.

Acervo Prefeitura de Santana.

Ana Paula dos Santos Miranda, de 20 anos, é uma das alunas que fazem parte do ‘Magneto Capacita Santana’ e que conseguiu uma vaga de emprego em uma empresa ainda durante o período de estágio. Ela expressou sua felicidade e reconhecimento pela qualidade dos cursos oferecidos pela prefeitura.

“Entre os cursos disponíveis, escolhi o de recepcionista, que me chamou a atenção, já que normalmente é um curso pago. Sou muito grata ao ‘Projeto Magneto’ que nos proporciona a oportunidade de fazer um curso completo e gratuito. Através desse curso, consegui demonstrar meu desempenho no estágio e conquistei uma posição na empresa como recepcionista”, afirmou Ana Paula Miranda.

Éden Pacheco

Prefeitura de Santana