Agosto Lilás: Prefeitura promove blitz fluvial pelo fim do escalpelamento

28 de agosto de 2023

Acervo Prefeitura de Santana. Foto: Crisyiano Mendes.

A Prefeitura de Santana, por meio da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres de Santana (SPPMS), realizou no sábado, 26 de agosto, uma blitz de conscientização pelo fim do escalpelamento. A ação ocorreu por meio fluvial com o apoio da Marinha e abordou diversas embarcações, fornecendo orientações sobre a maneira segura de transitar nos rios.

Em Santana, a Lei N° 1400/2022 sistematiza a política de atendimento integrado às vítimas de escalpelamento no município, abrangendo os serviços de saúde, educação e assistência social.

Acervo Prefeitura de Santana. Foto: Crisyiano Mendes.

“O escalpelamento é uma tragédia que afeta muitas famílias, e é por isso que a Prefeitura de Santana, com o apoio da Marinha do Brasil, combate e previne esse acidente que causa dores físicas e emocionais. Daí a importância de nossa equipe seguir realizando essa campanha e orientando sobre a necessidade de proteger o eixo do motor para evitar o escalpelamento”, concluiu.

Acervo Prefeitura de Santana. Foto: Crisyiano Mendes.

Durante a blitz, foram distribuídos coletes salva-vidas, graças a doações da empresa Codevasf. A Secretária de Políticas Públicas para as Mulheres de Santana, Léa Soryana, ressaltou que muitas embarcações estavam sem a devida proteção e enfatizou a relevância da campanha.

Acervo Prefeitura de Santana. Foto: Crisyiano Mendes.

“Nós identificamos que muitas embarcações estavam com o eixo do motor descoberto e sem coletes salva-vidas. Portanto, essa campanha é crucial para que as pessoas desenvolvam a consciência de que precisam proteger suas embarcações para salvar vidas”, disse.

O escalpelamento envolve o arrancamento abrupto do couro cabeludo e geralmente ocorre em embarcações de pequeno porte. Segundo informações da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR), 93% das vítimas são mulheres, sendo 65% crianças e 30% adultos.

O acidente é considerado um problema de saúde pública, e para alertar a população, a Lei n° 12.199/10 estabelece o dia 28 de agosto como o Dia Nacional de Combate e Prevenção ao Escalpelamento.

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), as consequências do escalpelamento são muito graves e variam conforme as áreas afetadas. As sequelas incluem dores de cabeça ou cervicais crônicas, dificuldades na audição, na fala e na visão. A ativista social Ester de Paula destaca a importância das leis para reforçar a conscientização sobre o combate ao acidente.

Acervo Prefeitura de Santana. Foto: Crisyiano Mendes.

“A Lei n° 12.199/10 estabelece o dia 28 de agosto como o Dia Nacional de Combate e Prevenção ao escalpelamento, que é uma tragédia que ocorre na Amazônia. Precisamos conscientizar os condutores de barcos para evitar que esse grave acidente continue acontecendo em nossos rios”, afirmou a ativista.

Maneiras de prevenir o acidente
Cobrir o eixo do motor do barco, manter distância do volante (que é tão perigoso quanto o eixo), supervisionar crianças em áreas seguras dentro do barco, evitar retirar água ou pegar objetos no fundo do barco, não se movimentar enquanto o motor estiver ligado, manter os cabelos presos ou cobertos, evitar penteados de rabo de cavalo, cuidado com de fraldas, lenços ou qualquer tecido que possa se enrolar no eixo do motor, e evitar o uso de colares ou cordões.

Luana Silveira
Assessora de Comunicação da Prefeitura de Santana