Ações da Prefeitura de Santana tem evitado alagamentos, mas alta da maré ainda preocupa

16 de março de 2021

A Prefeitura Municipal de Santana, através da Secretaria Municipal de Obras Públicas e Serviços Urbanos (Semop), se mantém em regime de alerta, devido às fortes chuvas que acontecem nos primeiros meses do ano e intensifica limpeza de canais, bueiros e córregos da cidade.

O objetivo da ação é tentar evitar ou amenizar os impactos provocados pelas fortes chuvas e a alta da maré, prevenindo enchentes e possíveis danos à população.

Para o Secretário de Obras, Anderson Almeida, a limpeza periódica é um sistema ultrapassado e foi necessário inovar e ousar com uma força tarefa diária realizada pela equipe da Semop.

“Infelizmente a limpeza somente em algumas épocas do ano não funciona mais, por isso que a cidade ia para o fundo. Hoje, nós temos inúmeras manilhas entupidas, córregos e bueiros destruídos. Diante disso, a gente adotou como metodologia fazer essa manutenção permanente, para não acumular entulhos e sujeira”, explicou o secretário.

Anderson também informou que, segundo a Defesa Civil, Santana possui 4 grandes canais e 43 braços de canais. Nesses locais, o trabalho será realizado durante todo o ano, tanto no inverno, quanto no verão, prevenindo maiores prejuízos aos santanenses.

Embora o mês de março seja o período com maior incidência de chuvas, as fortes chuvas chegaram ainda no mês de fevereiro, e esse novo modelo adotado pela gestão já surtiu efeito positivo, pois até aqui as enchentes têm sido evitadas.

Porém, mesmo com a manutenção realizada todos os dias nos canais, córregos e também havendo o monitoramento das comportas, não se pode subestimar as forças da natureza, como a reação pós lua cheia, por exemplo, provocando a alta da maré, podendo transbordar e alagar algumas áreas da cidade.

Para que o caos vivenciado por quem já perdeu tudo nas enchentes não se repita, a PMS tem trabalhado muito, limpando, mas também interagindo com a população.

A pedido do prefeito Bala Rocha, a comunicação com os munícipes também faz parte das ações da implantação desse novo sistema de cuidar da cidade.

“Eu e o prefeito Bala estamos visitando os pontos críticos de Santana, ouvindo as pessoas, que é quem de fato conhece o problema do local onde mora, então, com essas informações que vem das ruas, levamos para os nossos técnicos e engenheiros, para que ações preventivas sejam desenvolvidas”, finalizou o secretário.

Comunicação – Prefeitura de Santana

Última modificação: 16 de março de 2021