’Abril Verde’: Prefeitura de Santana promove evento para conscientização sobre prevenção no ambiente de trabalho

Acervo Prefeitura Santana. Foto: Crisyiano Mendes.

A Prefeitura de Santana realizou com sucesso o evento em celebração ao “Abril Verde”, uma iniciativa destinada a conscientizar a população sobre a importância da prevenção no ambiente de trabalho. A programação ocorreu no dia 19 de abril, às 9h, na Igreja dos Santos dos Últimos Dias.

Na ocasião, o secretário de Saúde, Plínio da Luz, representando o Prefeito Bala Rocha, destacou as implementações realizadas na cidade.

Acervo Prefeitura Santana. Foto: Crisyiano Mendes.

“Dentro do nosso município, contamos com quatro vigilâncias estabelecidas pelo Ministério da Saúde: Vigilância Ambiental, Vigilância em Saúde do Trabalhador, Vigilância Sanitária e Vigilância Epidemiológica. Gostaria de ressaltar o trabalho da Vigilância em Saúde do Trabalhador, que tem desempenhado um papel fundamental em nossa cidade. Esta equipe tem visitado empresas, fornecendo orientações e enfatizando a importância da prevenção”.

O secretário também enfatizou: “É fundamental refletirmos sobre a nossa classe trabalhadora, pois estamos expostos a um ambiente de trabalho muitas vezes hostil e invisível. Estamos sujeitos a diversos riscos, como biológicos, químicos e até mesmo físicos, como calor e frio. É mais desafiador combater e prevenir esses agressores que não são visíveis a olho nu. No entanto, temos procedimentos operacionais padrão estabelecidos e técnicas definidas para reduzir os riscos”.

Acervo Prefeitura Santana. Foto: Crisyiano Mendes.

A presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, Adelaide Feitosa, que representou os empresários de Santana, expressou sua gratidão por participar desse evento significativo.

“É gratificante fazer parte de um evento tão importante, pois reconhecemos o valor do trabalho dos profissionais envolvidos para o desenvolvimento de nossa cidade. O comércio do município não pode ficar de fora de iniciativas tão relevantes, pois buscamos conscientizar nossos associados e o comércio em geral sobre a importância de ter trabalhadores saudáveis e produtivos. Afinal, a saúde é essencial tanto para a produção quanto para o consumo, e a maioria das doenças pode ser prevenida. Juntos, podemos fortalecer o comércio e construir um futuro próspero para todos”.

Acervo Prefeitura Santana. Foto: Crisyiano Mendes.

Agradecemos a presença dos convidados especiais que estiveram presentes:

1. Presidente do Sindicato das empresas revendedoras de gás no estado do Amapá – SINERGÁS: João Carlos Silva Valente;
2. Presidente da associação dos Catraieiros do município de Santana – ASCAMS: Geuvam Castelo Nahum;
3. Representante da Empresa Santana Port. Service (L.P Pelaes LTDA): Mauro Ferreira da Silva;
4. Representante da Empresa Belnave Rodo Fluvial: Antony Nobre;
5. Gerente Portuário da Empresa Caramuru Alimentos S/A: Waks Augusto de Oliveira;
6. Representante da Empresa Silnave Navegação: Izac Cardoso;
7. Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas: Adelaide Feitosa;
8. Gerente da empresa Tratalyx Santana: Jairo Palmerim;
9. Representante da empresa Gás Expresso: Darlon Felipe;
10. Diretor do SEST SENAT: Linderberg Araújo;
11. Engenheiro de segurança do trabalho da Empresa Amcel: Alvaro da Silva Cambuy;
12. Comandante geral do Bombeiro Miilotar: Alexandre Veríssimo.

O evento foi encerrado de forma solene, com um momento de homenagem e reflexão em memória às vítimas de acidentes de trabalho. Foi realizada a soltura de balões como forma de lembrar a importância de prevenir acidentes e doenças no ambiente de trabalho.

Ívina Oliveira

Última modificação: 19 de abril de 2024