Município de Santana participa da V Mostra Amapá Aqui Tem SUS

29 de março de 2024

No evento realizado nesta quarta-feira, 27, na Assembleia Legislativa do Estado do Amapá, o município de Santana, através da Secretaria Municipal de Saúde, demonstrou seu compromisso com a excelência em saúde, apresentando três projetos destacados na V Mostra Amapá Aqui Tem SUS. Esta mostra, agora em sua quinta edição, visa reconhecer e valorizar as iniciativas bem-sucedidas na área da Atenção Básica, promovendo o compartilhamento de experiências entre os 16 municípios participantes.

Um dos projetos notáveis apresentados pelo município de Santana foi “Acolher para Orientar: Vivências e Trocas de Experiências”, de autoria de Ana Carolina Sosinho. Este projeto destaca-se por sua ênfase na humanização do atendimento, proporcionando um ambiente acolhedor para orientação e compartilhamento de vivências para pais de crianças atípicas.

Outro projeto de destaque foi apresentado por Silvia Melo, com o título “Serviço de Atenção Domiciliar – Uma Experiência de Humanização e Integralidade”. Esta iniciativa destaca-se pela sua abordagem centrada no paciente, proporcionando cuidados de saúde de qualidade no conforto do lar, promovendo assim atendimento humanizado e integralidade do cuidado.

Imagem: acervo PMS.

Além disso, o município também participou na categoria Imuniza SUS, com o projeto “Van da Vacina: Uma Abordagem Inovadora para Levar Imunização a Toda a População de Santana”, desenvolvido por Jordane Paz. Nesta categoria, o município detém o prêmio nacional do ano de 2023, pelo projeto: Ampliação da Cobertura Vacinal em Regiões Ribeirinhas: Utilização da Lancha Voadeira Vacina Já. O projeto santanense apresentou os desafios encontrados e a experiência exitosa da equipe e também descreveu como funciona, na prática, a vacinação em áreas de difícil acesso do município.

Imagem: acervo PMS.

Além do reconhecimento pelos projetos apresentados, a Secretária de Saúde de Santana, Ithiara, foi agraciada com o prêmio de excelência em gestão pela sua destacada atuação na gestão de saúde e nos serviços prestados à sociedade. Este reconhecimento foi oferecido pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Amapá (COSEMS/AP).
Destaca-se também que Santana conquistou o segundo lugar no Prêmio “SANTANA SUS INOVADOR 2024”, que reconhece os municípios com maior número de projetos inovadores apresentados.

A participação de Santana na V Mostra “Amapá Aqui tem SUS” não apenas evidencia o compromisso do município com a saúde pública, mas também destaca sua capacidade de inovação e excelência na prestação de serviços de saúde à população.

Eliane Vidal

Secretaria Municipal de Saúde – SEMSA