Primeira SIPAT promovida pela Vigilância em Saúde do Trabalhador destaca importância da prevenção e bem-estar dos trabalhadores

24 de fevereiro de 2024

Acervo Prefeitura de Santana.

Na última sexta-feira,(23)  o município de Santana  foi palco da primeira Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (SIPAT), organizada pela Vigilância em Saúde do Trabalhador. O evento, direcionado à Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), marcou uma importante iniciativa voltada para a segurança e saúde dos trabalhadores da secretaria municipal de saúde (SEMSA)

A SIPAT contou com uma série de atividades, incluindo palestras educativas ministradas em parceria com o CEREST/SVS (Secretaria de Vigilância em Saúde), SEST/SENAT (Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) e profissionais psicólogos do CAPSI (Centro de Atenção Psicossocial Infantil ), além de uma impactante encenação teatral.

Acervo Prefeitura de Santana.

O objetivo central do evento foi promover a prevenção de acidentes, conscientização sobre saúde e o bem-estar dos trabalhadores. As palestras abordaram temas essenciais, como medidas preventivas de acidentes, cuidados com a saúde física e mental no ambiente de trabalho, além da importância da notificação de acidentes de trabalho para garantir um ambiente mais seguro e saudável.

Um dos principais focos do evento foi enfatizar a importância da notificação de acidentes de trabalho. Reconhecer e reportar incidentes é crucial para aprimorar medidas preventivas e garantir a segurança de todos os trabalhadores. Através da conscientização sobre a relevância dessas notificações, a SIPAT busca incentivar uma cultura de segurança proativa, onde a prevenção é prioridade.

Acervo Prefeitura de Santana.

Ao fortalecer a atuação da CIPA e envolver os trabalhadores em atividades educativas e interativas, a SIPAT do município de Santana não apenas promove a segurança no ambiente de trabalho, mas também contribui para o bem-estar geral dos servidores.

Investir em ações como essa não apenas protege os trabalhadores, mas também agrega valor às vidas que se dedicam diariamente para entregar saúde de qualidade a todos os munícipes.

Eliane Vidal

Assessora de Comunicação