Prefeitura de Santana inicia a campanha Agosto Dourado

4 de agosto de 2022

Na última terça-feira, 02 de agosto, a Prefeitura de Santana, através da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou o mês alusivo ao Agosto Dourado, incentivando a amamentação e teve a temática “Fortaleça a amamentação: educando e apoiando”. A campanha aconteceu no Centro de Referência Diagnóstico da Mulher, no horário de 08 às 12 horas. A programação continuará mais dois dias: 09 de agosto na Policlínica Maria Tadeu Aguiar e dia 18 de agosto na Policlínica Alberto Lima.
As ações na unidade foram voltadas para as mães e as crianças e teve como objetivo o fortalecimento do laço afetivo entre mãe e filho. Foram realizadas algumas atividades como palestra de orientação e incentivo à amamentação, serviços de consulta com clínico geral, ginecologista, atendimento psicológico e nutricional, além da realização de testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite B e C, e glicemia capilar, vacinação, aferição de pressão arterial, massagem relaxante. Também foram realizados exames do teste da orelinha e da linguinha.

Imagem: acervo PMS.

Após a palestra que foi realizada pela coordenadora do Banco de Leite Humano, Darcyneide Alves, aconteceram debates, realizados pelos profissionais do Centro de Referência Diagnóstico da Mulher, junto à comunidade, sobre a importância da amamentação e a pega correta para realizar a mesma, o aleitamento materno exclusivo, o fortalecimento do vínculo mãe e filho, o desenvolvimento orofacial e a fala.
A coordenadora municipal de Saúde da Criança, Simone Salazar, fala sobre a importância da amamentação: “É um momento na qual se fortalece o vínculo entre mãe e filho, além dos benefícios que a amamentação trás para o desenvolvimento da criança através desse alimento que é considerado o mais completo e o melhor alimento que uma criança pode ter. A amamentação também é benéfica para a mãe, que precisa passar por esse momento que pode ajudar diminuindo o sangramento pós-parto, acelerando a perda de peso, evitando a osteoporose e protegendo contra doenças cardiovasculares como o infarto”, disse a coordenadora.
Ívina Oliveira – 96 99128-4686
Secretaria Municipal de Saúde – SEMSA