Começou nesta quinta-feira, 30, às 18h, e vai até hoje sexta-feira, 31, no Sindicato dos Servidores Municipais de Santana, a 7ª Conferência Municipal de Saúde, promovida pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS) e pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA).
A Conferência Municipal de Saúde é um evento importante que ocorre a cada quatro anos em todas as cidades brasileiras. Ela tem como objetivo discutir as políticas públicas de saúde que serão adotadas pelo município nos próximos anos, além de avaliar e propor melhorias no Sistema Único de Saúde (SUS).
O tema deste ano é: Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai Ser Outro Dia.
Nesta sexta-feira, 31, a programação começa a partir das 8h, com palestras dirigidas por profissionais da área da saúde, discussões e propostas em torno de quatro eixos temáticos: I – O Brasil que temos. O Brasil que queremos; II – O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; III – Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia; IV – Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.
A conferência se propõe a aprofundar o debate entre representantes civis e do poder público, a fim de discutir e avaliar as demandas que foram identificadas nas pré-conferências realizadas ao longo deste mês de março, em todos os serviços da rede de saúde. A partir disso, o foco, nesses dois dias, será a construção de propostas de políticas públicas de saúde que visem aprimorar o Sistema Único de Saúde (SUS).
Usuários, trabalhadores, gestores, conselhos locais de saúde e prestadores do Sistema Único de Saúde (SUS), são convidados a participar da conferência para a construção desse diálogo.
Além de ser um espaço democrático e participativo, que permite que a população expresse suas demandas e sugestões para a melhoria do sistema de saúde, a conferência também é uma oportunidade para que os gestores públicos conheçam as necessidades e expectativas da população em relação à saúde.
Confira a Programação:
30 DE MARÇO (18H ABERTURA)
31 DE MARÇO
8h: Credenciamento
8h30min: Palestra Eixo I:
“O Brasil que temos. O Brasil que queremos” – Regiclaudo Souza Silva, administrador de empresa com habilitação em Gestão de Cidades; Gestão Urbana e Docência, ensino superior; já ocupou cargos públicos em saúde como secretário adjunto de Atenção à Saúde da SESA, diretor do Hospital de Emergência e atualmente ocupa o cargo de gerente do Núcleo de Vigilância em Saúde do Trabalhador (SVS).
8h45min: Debate sobre Eixo I;
9h20min: Palestra Eixo II:
“O Papel do Controle Social e dos Movimentos Sociais para Salvar Vidas” – Plínio Silva da Luz, enfermeiro, arquiteto e urbanista: MS: Doenças Infecciosas e Parasitárias, Resíduos de Serviços de Saúde e Engenharia Clínica. Atual secretário adjunto de Saúde pela Secretaria Municipal de Saúde de Santana.
9h35min: Debate Eixo II;
10h: Intervalo;
10h20min: Palestra Eixo III:
“Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia”, (Walter de Souza Tavares) Enfermeiro, especialista em enfermagem cirurgica, em regulação em saúde no SUS, em Sinergia de projetos no SUS, mestre em ciências farmacêuticas e doutor em inovação Farmacêutica.
10h35m: Debate Eixo III;
11h5min: Palestra Eixo IV:
“Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas” – Huelton Sosinho Carvalho, psicólogo, especialista em Neuropsicologia, Saúde Mental e Atenção Psicossocial e Psicologia hospitalar. Pós-graduado em Gestão de Saúde Pública. Trabalhou como psicólogo na instituição Casa da Hospitalidade; diretor do Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e outras Drogas (CAPS-AD); coordenador municipal de Saúde Mental – Santana e atualmente exerce a função de coordenador de Atenção Primária em Saúde do Município de Santana.
11h35min: Debate Eixo IV;
12h: Almoço
14h: Grupos de Trabalhos
16h: Plenária – Apresentação dos relatórios dos grupos;
16h50min:Intervalo
17h30m: Escolha dos Delegados
18h: Mesa de encerramento – Leitura do relatório Final.
Última modificação: 31 de março de 2023