1ª noite do Festival Municipal Mojuns anima o público com forró arrasta-pé e muita animação

1 de julho de 2023

A noite da sexta-feira, 30, novamente trouxe as famílias à Vila Olímpica para prestigiar a 1ª noite do Festival Municipal Mojuns (União do Movimento Junino de Santana). As atrações artísticas que subiram ao palco e os grupos juninos que compareceram à quadra deram um show de alegria, tradição e muito forró arrasta-pé.

O mês de junho é celebrado e esperado com muita força no município, desde os quadrilheiros até os empreendedores. Aqui, a festança se destaca como uma das maiores manifestações culturais juninas no estado do Amapá.

Para o prefeito Sebastião Rocha, é motivo de orgulho fazer parte dessa trajetória que envolve vários setores sociais: “Muito obrigado pela presença de todos, o movimento junino é feito para vocês, o público. E também para os empreendedores, unindo a parte cultural com turismo e empreendedorismo”, destacou o gestor municipal.

Diversidade cultural e transformação social

O circuito junino, de modo geral, relaciona vários elementos culturais existentes na sociedade, que se manifestam nos pratos típicos, no ritmo musical, nos trajes e na própria dança.

Imagem: acervo PMS.

A vice-presidente da Mojuns, Adriana Carvalho, explica que a grandiosa festa que o público presencia em junho inicia seus preparativos 6 meses antes e contribui para tirar crianças e adolescentes da ociosidade.

“Cada grupo integra cerca de 80 jovens, onde conseguimos envolver todos os bairros de Santana. Essa preparação começa 6 meses antes, ou seja, é um período em que a juventude fica focada em seu projeto junino. É uma forma de tirar esses jovens da ociosidade e trazê-los para um projeto cultural”, relatou a vice-presidente.

Atualmente, o Mojuns é formado por 10 grupos juninos adultos e este ano incluiu mais 2 quadrilhas mirins. Todo o esforço dedicado em meses de preparação é o cerne da Mojuns: “entregar o melhor”, contou Adriana.

“É significativo dizer que cada representante desses 10 grupos contribui para o resultado do projeto. Nas reuniões sempre debatemos que queremos entregar o melhor e aperfeiçoar o que precisa ser aperfeiçoado”, disse.

A 2ª noite do festival continua neste sábado, 1º , com a apresentação de mais 6 quadrilhas, além de shows musicais. O calendário junino encerra no domingo, 2, com o concurso do melhor quadrilheiro junino e a escolha da rainha dos folguedos.

Luana Silveira | Assessoria de Comunicação Prefeitura Municipal de Santana

Última modificação: 1 de julho de 2023