Vigilância Sanitária amplia ações no combate a doença de Chagas no município de Santana

10 de novembro de 2023

Acervo Prefeitura de Santana.

O município de Santana está colocando em prática o plano de ação que visa a prevenção e controle da doença de chagas transmitida via oral, devido ao consumo de alimentos contaminados pelo barbeiro.

Entre as medidas adotadas estão: A intensificação na fiscalização e mapeamento das batedeiras de açaí em todos os bairros de Santana; Monitoramento dos casos confirmados no município; Busca ativa de casos suspeitos; Monitoramento da família dos casos confirmados e suspeitos; Capacitação e orientação para os profissionais de saúde quanto a necessidade da busca ativa dos casos, além de orientando quanto a captura do barbeiro, e de identificação de prováveis fontes de contaminação; Atualização diária do boletim para Vigilância em Saúde.

Acervo Prefeitura de Santana.

Essas medidas, são uma resposta do município aos casos da doença registrados no ano de 2023. Os casos mais recentes da doença, estão relacionados ao consumo de açaí contaminado.

Casos

De janeiro a 10 novembro de 2023, foram notificados 151 casos.
Dessas notificações: 75 foram descartados; 64 estão em investigação; 3 são dados como inconclusivos; 9 casos confirmados; dos casos confirmados, 2 foram a óbito.

Prefeitura Municipal de Santana/SEMSA

Última modificação: 13 de novembro de 2023