Vigilância em Saúde, Docas e Anvisa tratam sobre protocolo para o atraque de navio estrangeiro em Santana

26 de agosto de 2021

Nesta quinta-feira (26), uma reunião entre a Coordenação de Vigilância em Saúde (SVS) da Secretaria Municipal de Saúde, dirigentes da Companhia Docas de Santana (CDSA) e a Coordenação Estadual da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, tratou sobre os protocolos sanitários a serem adotados acerca do atraque, no município de Santana, de um dos navios cargueiros de bandeira estrangeira, que estão ancoradas no Rio Amazonas e com tripulantes contaminados pela covid-19. Os órgãos buscaram esclarecer informações e tranquilizar a autoridade portuária acerca dos procedimentos, de forma garantir segurança tanto à comunidade portuária, quanto à tripulação da embarcação.

Durante reunião, a coordenação Estadual da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, reiterou que a embarcação de bandeira Liberiana permanece em quarentena, desde 6 de agosto, e que se o destino de atraque for o município de Santana, o autorizo de atraque e operação só ocorrerá após adoção de todos os protocolos sanitários. A embarcação é monitorada pelo Governo do Estado e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e possui cinco tripulantes com a variante delta da covid-19, todos estão isolados e sob acompanhamento diário da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS).

Entre as condutas a serem adotadas está a realização de exames antigênicos para a covid-19 em todos os tripulantes, avaliação médica e sanitização das embarcações. Após o processo, a ANVISA fará a fiscalização a bordo para observar as condições higiênicas da embarcação e então liberar o Certificado de Livre Prática – CLP. Conforme já informado pelo estado, as condutas de isolamento, monitoramento, diagnóstico e assistência são as mesmas já realizadas e recomendadas pelas autoridades sanitárias no Amapá.

Comunicação – Prefeitura de Santana

Última modificação: 26 de agosto de 2021