Vacinação contra raiva: Santana realiza campanha para proteger animais e as famílias

23 de julho de 2024

A raiva, uma doença viral zoonótica que afeta o sistema nervoso central de mamíferos, incluindo humanos, é um sério risco à saúde pública. Transmitida principalmente pela saliva infectada de animais, como cães e gatos, é quase sempre fatal uma vez que os sintomas se manifestam.

A transmissão ocorre predominantemente por mordidas ou contato da saliva com feridas abertas e arranhões. A prevenção é crucial diante da letalidade, que alcança uma taxa de fatalidade de 99,9% em humanos após o surgimento dos sinais. A imunização de cães e gatos é a tática mais eficaz para proteger não apenas os bichinhos, mas também as famílias que os amam.

Para promover a prevenção, a cidade de Santana está com um cronograma de vacinação antirrábica durante os meses de julho e agosto. Com pontos estratégicos em diferentes bairros, os moradores terão acesso facilitado à imunização de seus animais, contribuindo assim para a redução do risco de transmissão da raiva.

Cronograma de julho e agosto
Horário: 8 às 12h

• 23/07: Bairro Nova União (Creche Mauro César)
• 25/07: Bairro Mutirão do Paraíso (Praça do Mutirão)