
Bloquinho “Saúde na Folia” levou informação e bem-estar para a comunidade
A equipe de saúde da UBS Ilha de Santana promoveu, nesta quarta-feira (19), uma programação especial de Carnaval para os moradores. A ação, realizada pela Estratégia Saúde da Família (ESF) e pela equipe multiprofissional na Atenção Primária à Saúde (eMULT), teve como objetivo levar informação e conscientização sobre temas essenciais à saúde da população.
O evento, batizado de “Bloquinho Saúde na Folia – Ilha de Santana”, destacou a importância da prevenção contra doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), hepatites virais e gravidez indesejada. Além disso, reforçou mensagens sobre saúde e bem-estar, incentivando hábitos saudáveis.

ATENDIMENTO E ACOLHIMENTO PARA TODAS AS IDADES
A programação contou com a participação de idosos, hipertensos, diabéticos, crianças e gestantes, todos bem-vindos para desfrutar das atividades. Entre os serviços ofertados estavam consultas com clínico geral, atendimento odontológico, psicológico e nutricional, além da aplicação de vacinas. Os participantes também puderam aproveitar um momento de lazer com dança, brincadeiras e atividade física, finalizando com um café da manhã reforçado.
Marcelo Cardoso, agente comunitário de saúde (ACS) da Equipe 022 da UBS Ilha de Santana, ressaltou a importância dessas ações semanais: “Todas as quartas-feiras, nos reunimos com os moradores para promover educação em saúde. Além do cuidado com o corpo, proporcionamos um espaço de acolhimento, onde os idosos podem se expressar. Muitas vezes, é o único momento de escuta que eles têm”, destacou.
UM GRUPO QUE TRANSFORMA VIDAS

Risonilde dos Santos Moraes, moradora da Ilha de Santana, participa do grupo há oito anos e compartilha sua experiência: “Quando não posso vir, fico triste. Aqui, a gente se anima, conversa, se diverte. Às vezes, saio de casa desanimada, mas volto outra pessoa, feliz e renovada”, contou. Aos 56 anos, ela relata que sofria com dores no corpo e dificuldades de mobilidade, mas graças às atividades do grupo, recuperou a qualidade de vida. “Hoje, faço tudo com facilidade e até voltei a andar de bicicleta”, celebrou.
A UBS Ilha de Santana reforça o convite para que mais moradores participem das atividades semanais. “Vale a pena dar uma chance e vir conhecer. A saúde agradece!”, concluiu Risonilde.
Ívina Oliveira
Assessoria de comunicação
Prefeitura de Santana
Last modified: 20 de fevereiro de 2025