Shows musicais, apresentações de dança, teatro e capoeira marcam abertura da 3ª edição do Diversidade Cultural

18 de junho de 2022

Ao menos mil pessoas prestigiaram a programação, aponta a organização do evento.
A 3ª edição do Diversidade Cultural, em Santana, teve início na noite desta sexta-feira (17). A abertura contou com diversas apresentações artísticas, feira de artesanato e venda de comidas típicas. A realização do festejo vêm da parceria firmada entre a bancada federal, o Governo do Estado do Amapá e a Prefeitura de Santana.
No total, foram investidos R$ 1.178.000,00 que movimentarão Santana durante todo o mês junino e  segue até o dia 6 de agosto.  Deste todo, R$ 1 milhão foi alocado pelo Governo do Amapá, através da Secretaria de Estado da Cultura (SECULT). Os outros R$ 178 mil são a contrapartida da Prefeitura do Município.

Prefeito Bala Rocha declara, oficialmente, o início das atrações do Diversidade Cultural. Foto: Crisyano Mendes – Acervo PMS.

O prefeito Bala Rocha, que esteve na cerimônia de abertura, afirma que a origem do Diversidade Cultural surgiu da sensibilidade e o carinho do poder público para com o segmento artístico.
“Coube a nós a sensibilidade e a compreensão de que o poder público tem o dever de apoiar todas as manifestações culturais dentro de Santana. Foi assim que nasceu o Diversidade Cultural em 2019, com o governador Waldez Góes e o ex-secretário de Cultura, Evandro Milhomem. Para todos os fazedores de cultura e empreendedores, eu tiro o chapéu”, expressa o gestor.

Apresentação dos grupos Resistência e Cypher Hip Hop. Foto: Crisyano Mendes – Acervo PMS 2022.

Após dois anos de interrupção presencial do evento devido à pandemia do Covid-19, o projeto Diversidade Cultural trouxe mais de 1.000 pessoas à praça do Fórum, em Santana. Ao todo, 11 atrações culturais passaram pelo palco, e ainda, mais de 20 empreendedores comercializaram seus produtos na primeira noite do evento.
Rian Malcher, que possui um empreendimento no ramo alimentício com a ajuda da família, diz que os dois anos em que estiveram parados foram momentos muito difíceis para todos, já que a venda de alimentos é uma fonte de renda para muitas famílias santanenses:

Rodas de capoeira animaram a noite com a apresentação de diversos grupos. Foto: Crisyano Mendes – Acervo PMS 2022.

“A retomada das festividades é um momento muito gratificante, porque além de estarmos vendendo e ganhando nosso dinheiro, estamos curtindo as festas, presenciando o retorno da quadra junina e podendo abraçar todo mundo. A expectativa de venda está boa, e a gente pede que a população de Santana venha prestigiar o evento e traga sua família”, afirma o empreendedor local.

Feira de artesanato local. Foto: Crisyano Mendes – Acervo PMS 2022.

A realização do Diversidade Cultural contará com o apoio da SANCULT, ACAC (Associação Cultural Amigos da Cultura) e dos grupos juninos tradicionais de Santana, ACES, Mojuns, Arraía da Tia Sebastiana e Forrozão do Tio Gigante.
Luana Silveira – Assessora de Comunicação da Prefeitura de Santana

Última modificação: 18 de junho de 2022