Durante o mês de setembro, as escolas municipais trabalham com os alunos o ‘setembro verde’ que promove a inclusão de pessoas com deficiência, combatendo o capacitismo e preconceitos, garantindo a acessibilidade e fortalecendo o papel da escola em oferecer um ambiente mais inclusivo.
As escolas realizaram atividades como caminhadas, desfiles, exposição de artes, palestras, exposições fotográficas, gincanas, rodas de conversas e ação de saúde.
De acordo com a chefe do departamento de apoio e inclusão escolar, Cristiane Barbosa, o projeto é importante para destacar o respeito às diferenças e valorizar os avanços sociais, dando ênfase às experiências exitosas nas escolas.
“O projeto setembro verde é importante para conscientizar a população e dar visibilidade para a causa PCD, trabalhando com os alunos, os desafios enfrentados por pessoas com deficiência, que frequentemente encontram barreiras significativas para obter uma educação de qualidade”, afirmou.
O Setembro Verde na Escola é uma ponte para construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, onde todos tenham suas potencialidades reconhecidas e suas limitações respeitadas, garantindo o direito à educação e a cidadania.
Renata Rodrigues
Assessoria de Comunicação
Secretaria Municipal de Educação
Last modified: 29 de setembro de 2025