O segundo dia de folia no município de Santana, iniciou em grande estilo, o bloco A Banda, voltou a percorrer as ruas e avenidas, neste domingo, 19, arrastando quem aguardava pelo carnaval após a paralisação por conta da Covid-19. Com os números reduzidos, a festa retornou e com ela a alegria dos foliões que estavam com saudade de colocar a fantasia e cair na folia.
Como de costume, a concentração da Banda iniciou ao meio-dia, na Rua Ubaldo Figueira, entre as avenidas Santana e Castelo Branco, na residência da família da fundadora do bloco Magna que após ter A Banda de Macapá como tema de Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, recebeu a benção do fundador do bloco de Macapá Savino, para que o município de Santana também tivesse história com um bloco de rua. “Eu disse para Savino que não tinha dinheiro, e ele me disse que eu não precisaria para criar o bloco, bastava ele estar nas ruas e avenidas que os apoios financeiros apareceriam, e, de fato, foi isso que aconteceu”, disse ela, que contou ter o apoio de toda família, parceiros e da Prefeitura Municipal de Santana.
Com o abadá desta edição que trouxe a frase: “Tem buraco, a gente tapa”, o prefeito Sebastião Bala Rocha, compareceu e desfilou na companhia de colaboradores e do povo santanense. Para ele A Banda está cada vez mais forte na cidade de Santana. “Aqui a gente vê a sabedoria popular, a criatividade da nossa população, apresentadas em cada fantasia que está aqui”. Finalizou o Prefeito.
O motorista Felipe Ruelo, não perde nenhuma edição do bloco, em 2023 se caracterizou de mulher, com muita alegria, disse ter A Banda como um marco, apesar dela ter apenas 13 anos, e destacou falando da fantasia, que para ele é uma maneira de homenagear todas as mulheres do mundo.
Além da diversão, A Banda também é responsável por aquecer o mercado informal. Muitas pessoas aproveitaram para comercializar seus produtos durante o trajeto. O autônomo Janilson Coelho, vende diariamente, mingau e sopa, atento ao público participante do evento de hoje, comercializou bebidas e a famosa sopa, que segundo ele, fortalece o brincante para suportar todo o trajeto.
Com suas bonecas Narcisa e Guimar, A Banda do município de Santana, encerrou o percurso no Corredor da Folia, na Avenida Santana, que seguiu a festa com a programação que conta com desfile de blocos e diversas atrações artísticas e culturais.
Nesta segunda-feira, 20, a festa fica por conta da Escola de Samba Império do Povo, que promete colocar todo munda para sambar, seguida pelos blocos Flanáticos, Pororoca, My Love e abalou.
Luciane Alves
Assessora de Comunicação
Last modified: 20 de fevereiro de 2023