A obra “O brincar e o protagonismo da criança: Experiências na rede de ensino pública de Santana” é resultado da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Universidade do Estado do Amapá (UEAP). O livro documenta como a Educação Infantil e os anos iniciais do Ensino Fundamental incorporam o brincar em suas práticas pedagógicas.
Algumas das abordagens apresentadas na publicação foram compartilhadas durante o III Seminário Infância, Cultura e Diversidade: O protagonismo da criança amazônica, realizado em maio deste ano.
A obra é dividida em duas seções. A primeira parte, “O protagonismo da criança e o brincar na Educação Infantil”, destaca as práticas de professores que atuam na Educação Infantil, abrangendo creches e pré-escolas. Já a segunda, “O protagonismo da criança e o brincar no Ensino Fundamental”, explora como o brincar integra as atividades de aprendizagem e o processo de alfabetização, promovendo um diálogo enriquecedor com o conhecimento.
A participação ativa das crianças nas experiências em sala de aula evidencia seu protagonismo, permitindo conexões de aprendizagem por meio de brincadeiras de qualidade. Este processo educativo é enriquecido por profissionais que reconhecem a criança como um ser em constante desenvolvimento, capaz de realizar e construir conhecimento.
O livro propõe reflexões sobre a prática do brincar em diversos contextos, ressaltando a cultura e a diversidade da infância amazônica, especificamente na rede de ensino de Santana.
Confira o livro completo [aqui].
Renata Rodrigues
Assessoria de Comunicação
Secretaria Municipal de Educação
Last modified: 25 de setembro de 2024