Santana participa de Encontro Nacional de Gestores de Cultura

14 de agosto de 2023

Com o objetivo de acompanhar e impulsionar uma nova fase das políticas culturais em nosso país, está agendado para os próximos dias 14 e 15 de agosto, em Vitória (ES), o I Encontro Nacional de Gestores da Cultura.

Durante o evento, serão realizadas atividades que serão transmitidas online para todas as pessoas interessadas, de qualquer parte do Brasil.

O encontro ocorrerá no Teatro Universitário, localizado na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), campus de Goiabeiras. Já foram confirmados mais de 1100 inscritos de todos os estados brasileiros e 70 entidades envolvidas.

Na ocasião, estarão reunidas centenas de servidores e gestores públicos da cultura, bem como seus fóruns e entidades, que discutirão e apresentarão ideias relacionadas à construção de consensos e avanços na realização da Conferência Nacional de Cultura e na implementação do Sistema Nacional de Cultura.

Do Amapá, a presidente da Fundação de Cultura de Santana (Sancult), Elaine Araújo, confirmou sua presença no evento.

Segundo os organizadores, o encontro é estratégico para fortalecer pautas fundamentais pela institucionalização do pacto federativo da gestão pública da cultura no Brasil.

Articulação

Pela primeira vez após a pandemia, gestoras e gestores municipais, estaduais e federais de cultura, seus fóruns e suas entidades representativas se reunirão presencialmente para fortalecer sua articulação em rede, avançando em suas pautas.

Desde a implementação da Lei Aldir Blanc em 2020, o Brasil vive uma nova fase na gestão pública da cultura, a partir do pacto federativo, impulsionada pelas conquistas da Lei Paulo Gustavo e da Política Nacional de Fomento Cultural Aldir Blanc (LAB2), bem como pela retomada do Ministério da Cultura (MinC).
A Lei Paulo Gustavo distribuirá R$ 3,8 bilhões somente em 2023, e a LAB2 destinará R$ 15 bilhões nos próximos cinco anos, começando com R$ 3 bilhões neste ano. As novas leis culturais são um dos principais temas do evento.

Para a cidade de Santana (AP), já estão disponíveis em conta mais de R$ 952 mil destinados a projetos no setor.

Entre os nomes confirmados, destacam-se a ministra da Cultura, Margareth Menezes, a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia e muitas outras figuras públicas e entidades que tiveram um papel ativo na aprovação das novas leis culturais.

Última modificação: 14 de agosto de 2023