Santana inicia campanha de vacinação contra o sarampo

18 de janeiro de 2021

Começou nesta segunda-feira, 18 e vai até o dia 24 de fevereiro, a campanha vacinação contra o Sarampo e de atualização da caderneta de vacinação infantil. A abertura da campanha ocorreu com simbólico mutirão de vacinação na Unidade Básica de Saúde, Antônio Serieiro, no bairro Nova Brasília.

A multivacinação ocorre em todas as salas de vacina das unidades básicas de saúde do município e através das equipes de Estratégia Saúde da Família, que estarão de casa em casa realizando a cobertura vacinal.

Devem ser imunizados, crianças de 0 a 5 anos e adultos não vacinados. As vacinas disponíveis são: BCG, Hb, Tetravalente, VIP, Rotavírus, Pneumocócica 10, Meningocócica C, Febre amarela, Tríplice viral, Dtp e VOP (Gotinha).

O prefeito de Santana, Bala Rocha, reforçou a importância da imunização, uma vez que as vacinas protegem contra formas graves de doenças como, a meningite, tuberculose e a hepatite. “As crianças precisam estar com a sua caderneta de vacinação atualizada, por isso é importante que toda a população esteja atenta que é necessário vacinar”, disse o prefeito.

A secretária municipal de Saúde, Ithiara Madureira, alertou para os índices de sarampo em Santana. De acordo com dados da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), este ano já foram confirmados, sete casos de sarampo no município. “O objetivo é melhorar a cobertura vacinal de crianças menores de cinco anos e eliminar a circulação do sarampo em nosso município. Todas as unidades de saúde estão preparadas para receber a população. É importante que todos sejam imunizados”, acrescentou a gestora.

A varredura vacinal conta com o apoio do Governo do Estado, Governo Federal através do Programa Nacional de Imunização (PNI) e Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), que atuarão em áreas consideradas descobertas, em Santana.

Sarampo

É uma doença viral altamente contagiosa, transmitida de pessoa a pessoa por tosse, espirros, contato pessoal próximo ou contato direto com secreções infectadas. As complicações mais comuns são otite, pneumonia, diarreia, encefalite e problemas neurológicos. A doença pode, em alguns casos, levar a morte. Estima-se que a capacidade de contaminação do vírus do sarampo é até quatro vezes maior que a do o vírus da gripe.

Andreza Sanches/Comunicação Prefeitura de Santana

Última modificação: 18 de janeiro de 2021