‘Santana diz não à violência’, afirma vice-prefeita durante 20ª Marcha das Josy’s

30 de novembro de 2023

Acervo Prefeitura de Santana. Foto: Crisyiano Mendes.

A Prefeitura Municipal de Santana, por meio da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres, promoveu na tarde desta quarta-feira (29) a 20ª Marcha das Josy’s, que consiste em uma caminhada anual pelas principais ruas da cidade, com o objetivo de conscientizar a população sobre a violência de gênero e prestar homenagem às vítimas de feminicídio.

A professora Josycleia Guimbal Borges, conhecida como ‘Josy’ entre os mais próximos, foi brutalmente assassinada pelo ex-marido na frente de seu filho. O crime, ocorrido em 2003, comoveu profundamente a sociedade. Contudo, o sentimento de revolta se transformou em um símbolo de resistência, ecoando sua força até os dias atuais.

Acervo Prefeitura de Santana. Foto: Crisyiano Mendes.

Léa Soryana, secretária de Políticas Públicas para Mulheres (SPPMS), ressalta o compromisso do poder público com essa causa.

“Graças a Deus que temos uma gestão comprometida e engajada com essa luta. Quando dizemos que são 20 anos de Marcha das Josy’s, estamos falando de duas décadas de luta, marchando para pôr um fim à violência”, declarou.

A mobilização contou com a presença de Adrianna Ramos, secretária estadual de Políticas para Mulheres, que relembrou o engajamento do Amapá na campanha internacional ‘16 Dias de Ativismo – Pelo Fim da Violência Contra a Mulheres’.

“O Amapá não pode ficar alheio a este momento importante, onde o mundo clama pelo fim da violência contra a mulher. Santana, como sempre, é um município pioneiro, com uma rede de atendimento à mulher organizada, que hoje realiza essa marcha e clama enfaticamente contra a violência”, afirmou Adrianna Ramos.

Rede de Proteção à Mulher

No município, o Centro de Referência em Atendimento à Mulher (CRAM) é um dos mecanismos de acolhimento, prevenção e proteção para mulheres em situação de violência. Oferece atendimento psicológico, assistência social e orientação jurídica.

Acervo Prefeitura de Santana. Foto: Crisyiano Mendes.

A vice-prefeita, Isabel Nogueira, celebra a participação da população na campanha.

“Hoje, Santana demonstrou ser uma cidade pacífica. Santana diz não à violência”, declarou.

Na cidade, há legislações atuantes no combate à violência, e algumas delas são:

• Lei nº 1373/2021, que estabelece a Rede de Atendimento à Mulher (RAMS);

• Lei municipal nº 1374/2021, que trata da implementação do Programa de Cooperação e Código Sinal Vermelho;

• A mais recente, Lei n° 1.434/2022, que visa beneficiar crianças e adolescentes cujas responsáveis legais sejam vítimas de feminicídio.

Bala Rocha, prefeito de Santana, enfatizou o esforço em proteger os direitos das mulheres.

Acervo Prefeitura de Santana. Foto: Crisyiano Mendes.

“A violência em si é muito grave, é uma tragédia para a vida das mulheres, seus filhos e suas famílias. Por isso, Santana se manifesta todos os anos, dizendo não à violência, e afirmando que queremos paz, queremos proteger os direitos das mulheres e avançar nas políticas públicas voltadas para elas”, declarou.

Não se cale, denuncie!

Canais de Atendimento: